Blog

04/04/2021

A nova criação

Por Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp

O evangelho de hoje começa com a expressão “era o primeiro dia semana”. Isso quer dizer que com a ressurreição de Jesus inicia um novo tempo. Nele tudo se torna novo: “Se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo” (2 Cor 5,17).

O fato de Maria Madalena ir ao túmulo bem de manhãzinha, quando “ainda era escuro”, significa que, mesmo diante do despontar de nova aurora, a comunidade ainda não tinha experimentado o mistério da ressurreição do Senhor. Está confusa e perdida. Por vezes, nós também nos perdemos com as exterioridades. Envoltos em tantos problemas do cotidiano, enxergamos tão-somente os aspectos negativos dos acontecimentos.

A exemplo de Maria Madalena, também temos de caminhar quando o sol ainda nem nasceu. Ela enfrenta a noite, não se deixa paralisar pela atmosfera do medo. O testemunho dessa mulher corajosa, nos motiva a caminhar na alegria e na esperança do despontar do novo dia.

A aurora dá sinal de que o sol vai nascer. Jesus é o sol de nossa vida. Ele está vivo e em nosso meio. Nenhuma escuridão vai nos amedrontar. E quando nossos olhos não enxergarem o profundo, o colírio da fé nos ajudará a tirar a cegueira.

Embora a história presente ainda esteja marcada com os sinais da morte; em Jesus de Nazaré os sinais de vida se evidenciam. Ele é a vida em plenitude. E não se trata apenas de discursos ou palavras e projetos mirabolantes. Na verdade, ele, como pessoa, enfrentou as dores da cruz e “desceu à mansão dos mortos”. Porém, fiel à vontade de Deus, não se entregou aos esquemas do mundo.

A morte ainda estampada na manchete do jornal não tem triunfo coisa alguma. A vida, sim, é soberana e nos pede coragem a todo o momento. Evidentemente que não se trata de fingir que no mundo não há problemas. A ressurreição, porém, nos aponta que a vida é maior do que todos os problemas. É maior do que a morte. No ressuscitado somos todos recriados. O sepulcro está vazio, Jesus ressuscitou!