Blog

29/02/2016

Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso

Por Pe. Roni Hernandes

Misericórdia VitralEstamos vivendo com toda a Igreja o Ano Santo da Misericórdia, com o tema: “Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso”, e o lema: “Misericordiosos como o Pai”. Segundo o papa Francisco, é preciso trilhar o caminho da misericórdia como um programa de vida. Nesse programa de vida, somos chamados a olhar para o Pai, a entrar na sua casa, na sua intimidade, para aprender dele o verdadeiro sentido da misericórdia.

A convocação do Ano Santo da Misericórdia, iniciado no dia 8 de dezembro de 2015, festa da Imaculada Conceição, com término no dia 20 de novembro de 2016, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, traz para nós cristãos uma grande certeza: somos frutos da misericórdia do Pai. Essa mensagem foi anunciada pelo próprio Filho, Jesus Cristo, que, durante toda a sua vida, nunca se cansou de falar que o Pai é misericordioso.

O acento que o Papa Francisco tem dado ao tema da misericórdia de Deus não traz nenhuma novidade para nós cristãos. Pelo contrário, é, antes de tudo, uma resposta às inquietações que o homem moderno traz em seu coração. Em meio a um ritmo de vida turbulento, o homem moderno encontra-se ferido, machucado e distante da casa do Pai. É preciso que esse homem faça a experiência da misericórdia de Deus, para descobrir que existe alguém que o ama infinitamente e o acolhe sempre: Deus.

Deus nos ama tanto que não permitiu que colocassem limites nesse amor. Por isso, não será necessário inventar muita coisa para a vivência e experiência do Ano Santo da Misericórdia. Segundo as orientações do Papa Francisco, basta dizer para o nosso irmão que Deus o ama. Será que todos têm consciência disso? Sabemos que, a partir do momento em que o homem recusa a vivência e a experiência desse amor, ele experimenta em seu íntimo a fragilidade do pecado. Na verdade, quando estamos distantes da casa do Pai, experimentamos em nossa própria pele a verdadeira miséria.

Faz-se necessário que o homem compreenda que o exercício da misericórdia de Deus nos aproxima da salvação. Por isso, somos chamados a viver, dia após dia, uma conversão contínua e renovada, respondendo aos apelos de Deus. A intenção do Papa Francisco é nos mostrar que a misericórdia é uma graça divina que deve ser aproveitada na vida de quem a sente, e experimenta, indo ao encontro do outro para pedir perdão. Isso significa que a misericórdia de Deus infunde em nós o desejo de perdão, de conversão.

Assim sendo, vamos nos esforçar para que o Ano Santo da Misericórdia seja um momento propício para reorganizarmos o nosso projeto de vida, aproveitando melhor o dom de Deus derramado sobre nós. Que saibamos dar um novo sentido para a nossa vida, olhando para Jesus, que é o “rosto da misericórdia”, e aprender dele a melhor forma de acolher o outro em nossa vida. Dessa maneira, peçamos a Maria, nossa querida Mãe, aquela que, aos pés da cruz, foi testemunha das palavras de perdão que saíramdos lábios de Jesus, que nos ensine a irmos ao encontros dos nossos irmãos e irmãs, testemunhando a misericórdia de Deus.