Blog

20/03/2016

Semana Santa: a caminhada com Cristo para Jerusalém

Por Centro Vocacional

emaus-matA liturgia da Quaresma tem como finalidade nos preparar para a Páscoa do Senhor e fazer com que o mistério celebrado nos ajude a compreender os textos litúrgicos da Semana Santa, a caminhada com Cristo para Jerusalém. Como bem sabemos, Jesus vai para Jerusalém cumprir a vontade do Pai. Chegando a Jerusalém, Jesus encontra-se com o sinédrio judaico, formado por homens incapazes de se abrir para a experiência do Evangelho. Por isso, decidem matar Jesus (Jo 11,53). Com os apóstolos, não é diferente, eles também não entendem a mensagem de Jesus. A mentalidade deles está voltada às coisas terrenas e almejam alcançar os primeiros lugares no Reino de Deus. No caminho para Jerusalém, Jesus fala do mistério da cruz e ocorre a experiência da Transfiguração, que antecipa a experiência pascal.

Nesse sentido, a liturgia do tempo da Quaresma também é uma peregrinação para Jerusalém: nos preparamos para vivenciar a morte e ressurreição de Cristo. Em outras palavras, pode-se dizer que é o caminho para a Páscoa de Cristo que nos edifica como Igreja. Seguindo esse caminho, chegamos ao grande momento: a Semana Santa. Durante esses dias, somos convidados a celebrar os últimos acontecimentos da vida terrena de Jesus. Por isso, é importante celebrarmos bem esse momento. A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos da Paixão de Nosso Senhor. Na verdade, é o momento em que recordamos a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. No Domingo de Ramos, aplaudimos Jesus como o Messias que vem para realizar as promessas dos profetas e instaurar o Reino de Deus – Reino de paz, justiça, fraternidade e amor. Ele vem nos salvar.

A entrada de Jesus em Jerusalém é marcada pela humildade e simplicidade. Por ser o príncipe da paz, Jesus entra em Jerusalém montado em um jumentinho. Ele não entra com um exército. Por isso, é reconhecido e aclamado por muitos como o rei dos reis. O povo de Deus que segura seus ramos dá testemunho da fé em Cristo e da vitória pascal. A missa da Quinta-feira Santa nos recorda a Ceia do Senhor (Paixão e morte). É o momento em que Jesus se despede dos apóstolos. Nesse dia, Jesus institui o sacramento da Eucaristia. Na missa do lava-pés, o sacerdote lava os pés dos discípulos, recordando os gestos de Jesus, que lavou os pés dos discípulos pedindo: humildade, gratuidade, serviço e amor. Como de costume, ao final da missa se faz a transladação do Santíssimo Sacramento e, em seguida, a adoração.

Na Sexta-feira Santa, celebramos a Paixão do Senhor. Nesse dia, a Igreja recomenda jejum e abstinência total de carne, como também silêncio para acompanharmos os passos do sofrimento e condenação de Jesus até a cruz. Nesse dia, não há missa. O que se recomenda é que os fiéis comunguem as hóstias consagradas. Seguindo a tradição da Igreja, a celebração mais importante desse dia é a das 15h00, hora em que Jesus morreu na cruz. Essa celebração se divide em quatro momentos: Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração do Senhor na Cruz e Comunhão. É um dia de bastante silêncio emuita reflexão.

Na Vigília Pascal, Sábado Santo, celebramos a Ressurreição de Jesus, começo de uma vida nova. A ressurreição é a prova principal de que Jesus venceu o pior de todos os seus inimigos, a morte. Por isso, os destaques da liturgia do Sábado Santo são importantes para nos ajudar a compreender esse caminho percorrido por Jesus. O Círio Pascal representa o fogo novo, a luz que surgiu nas trevas. É um fogo que nos aponta para o Cristo ressuscitado, vitorioso e senhor da história. Esse fogo nos mostra que a luz que veio para iluminar o mundo não pode se apagar. Esse fogo nos coloca em sintonia com as letras que estão na vela: Alfa e Ômega, que querem dizer: “Deus é o princípio e o fim de todas as coisas”. Essa liturgia reaviva em nós não o caminho da perdição, mas sim o caminho da salvação. Dentro da celebração da Vigília Pascal, temos o rito do Batismo, que nos faz relembrar o nosso Batismo e o nosso compromisso com Deus.

Por último, temos o Domingo de Páscoa. A própria palavra já diz tudo: passagem. A Páscoa de Cristo é a passagem da morte para a vida. Ela nos mostra a vitória de Jesus sobre a morte e também sobre todos os males. Isso mudou totalmente a história da humanidade. Celebrar a Páscoa é celebrar a vida em Cristo Ressuscitado. Devemos, nessa liturgia, renovar o nosso compromisso com Deus e fortalecer ainda mais a nossa vida de oração. A liturgia do Domingo da Páscoa nos convida a participar dos momentos centrais da vida de Jesus: Paixão, Morte e Ressureição de Jesus.

Uma abençoada Semana Santa a todos, e que possamos aproveitar esse tempo para vivermos com profundidade os mistérios do Senhor Jesus.