Blog

25/10/2020

Solenidade de Jesus Mestre: Caminho, Verdade e Vida

Por Patrick Richard Mamona Ngoma, ssp

JESUS MESTRE: CAMINHO, VERDADE E VIDA

O Padre Alberione, nos deixou uma rica espiritualidade centrada na pessoa de Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida. Jesus Cristo veio como Mestre aos homens e como tal foi reconhecido: “Vós me chamais de Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque sou” (Jo 13,13). Jesus Cristo é Mestre Divino e o único Mestre; primeiramente porque é a própria Verdade, a essencial: “Eu sou a Verdade” (Jo 14,6), e também porque é Caminho e Vida. Ele veio nos ensinar o Caminho, nos revelar a Verdade e nos dar a vida em abundância (Jo 10,10).

Jesus Mestre na Vida do Padre Alberione
Toda a trajetória espiritual do Padre Alberione foi marcada pela espiritualidade a Jesus Mestre ao ponto de pô-la como o fundamento do Projeto Paulino. Em 1900, quando o jovem Alberione quis “Preparar-se para fazer algo por Deus e pelos homens do novo século”, intuiu o que seria o cerne do seu projeto: “Viver e dar ao mundo Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida”, constituindo assim a centralidade do programa de vida paulina: dar ao mundo a verdadeira riqueza e dar aos homens o máximo bem – Jesus Cristo Caminho, Verdade e Vida – em vista da paz e do progresso entre os homens.
Portanto, para o Padre Alberione, Jesus Caminho, Verdade e Vida não é só uma bela frase, mas é um estilo de vida, é a substância da Congregação. É a essência do Paulino. O zelo apostólico deve ser formado pela devoção de Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida; a disciplina religiosa precisa identificar-se com Jesus Mestre; a piedade conformar-se a Jesus Mestre e o apostolado dá-lo integralmente, como uma fonte de bênçãos.

Jesus Mestre como programa da vida paulina

Dar Jesus Cristo ao mundo, de modo completo, como ele se definiu: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14,6), constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Família Paulina, sua mais profunda identidade, a fim de tornar Jesus Cristo – nosso Divino Mestre – mais conhecido e mais acolhido em todas as esferas da humanidade.

Assim, a Família Paulina possui uma única missão e espiritualidade: viver integralmente o Evangelho, unida ao Divino Mestre, Caminho, Verdade e Vida, como compreendeu o apóstolo Paulo, que nos ensina a colocar no lugar de honra, no centro de tudo, Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida e fazer tudo por meio Dele, com Ele e Nele.

De fato, a preparação para a eternidade está em fundamentar toda a nossa existência em Deus: mente, vontade, coração, corpo: por Jesus Mestre, em Jesus Mestre, com Jesus Mestre, transparecendo em nossa vida as características específicas que a tornam uma verdadeira preparação à bem-aventurança eterna por meio de Jesus Mestre. Nele o homem pode refazer-se: na mente, crendo nele, na vontade, seguindo os seus exemplos, no coração, por meio da graça por ele concedida; no corpo, crucificado e conformado ao corpo de Jesus Mestre.

Por isso, a devoção a Jesus Mestre não se reduz a simples prática devocional, mas envolve toda a pessoa. Ela, bem praticada e vivida, dá a Deus um culto completo em Cristo e por Cristo, aplicando-a ao trabalho espiritual, ao estudo, ao apostolado e a toda a vida cristã, partindo da piedade e estendendo-se a toda vida apostólica, que tem como o principal objetivo dar ao mundo Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida.

 

, , , , ,