Blog

23/10/2014

Um sonho que se tornou realidade

Por Guilherme Docha – Vocacionado dos Padres e Irmãos Paulinos

No dia 20 de agosto de 1914, em Alba, Itália, nascia uma congregação inspirada no apóstolo Paulo: Padres e Irmãos Paulinos. Seu fundador foi o Bem-aventurado, Pe. Tiago Alberione. A missão específica dessa congregação é desafiadora: evangelizar com os meios de comunicação. Naquela época, esse ideal era totalmente inovador e, talvez por isso, Alberione tenha encontrado certa dificuldade para aprovar o carisma da congregação.

A ideia de evangelizar com os meios mais modernos, rápidos e eficazes surgiu em 31 de dezembro de 1900 e 1º de janeiro de 1901, quando Pe. Tiago Alberione, participando de uma noite de adoração ao Santíssimo Sacramento, sentiu fortemente o desejo de fazer alguma coisa pelas pessoas do novo século: comunicar a todos a Boa-Nova de Jesus, através dos meios da época e dos que ainda iriam surgir.

Na verdade, o que Alberione queria é que esses meios fossem utilizados de uma maneira sadia, afinal eles foram criados pelo homem e, logo, devem ser usados para a formação espiritual e humano dos homens e mulheres do nosso tempo. A Igreja não poderia ficar fora dessa inquietação de Alberione. Mesmo assim, Alberione enfrentou muitos desafios para levar adiante a sua proposta de fazer algo de bom para as pessoas que necessitavam de uma palavra de conforto e de esperança.

Os projetos, sonhos, aspirações e desejos de Alberione eram tão grandes, que não podiam ficar engavetados ou restringidos à Europa. Era preciso mais que isso. Por isso, rapidamente o pensamento de Alberione foi-se expandindo para outros países. Por nosso sorte, Alberione pegou um mapa e começou a refletir sobre qual seria o primeiro lugar a receber as primeiras sementes do seu projeto de vida. Depois de refletir bastante, ele chegou a conclusão de que Brasil seria o primeiro país a receber a sua missão.

Essa inquietação ficou durante muitos anos no coração de Alberione. Porém, depois de 16 anos, Alberione enviou dois padres italianos para começar a missão dos Paulinos no Brasil: Xavier Boano e Sebastião Trosso. Os padres desembarcaram ao Porto de Santos e vieram para São Paulo, para fundar a primeira comunidade dos Paulinos no Brasil. Coincidência ou não, a primeira cidade que acolhe os Paulinos tem o nome do apóstolo que inspirou Alberione – São Paulo apóstolo.

Entretanto, eu considero Alberione como um dos maiores profetas dos últimos tempos, um homem que não mediu esforços para levar adiante os seus sonhos. Ele foi um ser humano ousado, corajoso e valente. Mesmo sabendo que entraria muitas dificuldades pelo caminho, ele continuou firme e forte pelo caminho. Que esta inspiração de Alberione, possa ajudar os jovens de hoje na realização de seus sonhos, sobretudo para mim que tenho o desejo conhecer cada vez mais a congregação dos Padres e Irmãos Paulinos.