Blog

12/06/2020

Venerável Cônego Chiesa: Padrinho espiritual da Família Paulina

Por Serviço de Animação Vocacional

“Se digo a mim mesmo que sou Paulino, é verdade; sempre fui Paulino e jamais me arrependerei de o ser.”

Cônego Chiesa

“Professor no seminário diocesano, diretor espiritual de muitas pessoas, dotado de vasta cultura, escritor insigne, sacerdote de confiança de seu bispo, padrinho da Família Paulina.”    

Bem-aventurado Tiago Alberione

Francisco Chiesa nasceu em Montá de Alba, Cúneo, na Itália, a 2 de abril de 1874. Recebeu o sacramento do batismo no Sábado Santo e foi-lhe dado o nome de Francisco Pasquale. Completados os estudos no Seminário de Alba, doutorou-se em Filosofia em Roma, em Teologia em Gênova e em Direito Eclesiástico e Civil em Turim, de cuja Faculdade de Direito foi nomeado diretor.

Distinguiu-se no ensino, ao qual se dedicou durante 50 anos, especialmente no Seminário de Alba, onde conheceu o bem-aventurado Tiago Alberione, quando este ainda era seminarista, e o acompanhou entre os Padres e Irmãos Paulinos.

Colaborando com o seu bispo diocesano, dom Francisco Re, defendeu corajosamente a integridade da fé. Sua paróquia chegou a ser a melhor da diocese, tanto pelo nível de vida espiritual como pela atividade catequética, pastoral e litúrgica.

No exercício do amor a Deus, era zelador, miniaturista, alguém que buscava incansavelmente a perfeição em todos os detalhes de sua vida exterior e interior. Sua direção espiritual esclarecedora tornava-o estimado e procurado por grande número de sacerdotes e fiéis. Foi diretor espiritual da maioria dos sacerdotes da  diocese de Alba. O próprio padre Tiago Alberione, sentindo forte admiração pela sabedoria de Chiesa, de seu empenho assíduo na oração e atenção às necessidades pastorais da Igreja, elegeu-o seu diretor espiritual.

Cônego Chiesa o ajudou na fundação da Família Paulina, acompanhando-oconstantemente no desenvolvimento dele. Foi merecedor das seguintes palavras do padre Alberione: “Professor no seminário diocesano, diretor espiritual de muitas pessoas, dotado de vasta cultura, escritor insigne, sacerdote de confiança de seu bispo, padrinho da Família Paulina”.

Francisco Chiesa fez jus a essas palavras, pois certa vez afirmou: “Se digo a mim mesmo que sou Paulino, é verdade; sempre fui Paulino e jamais me arrependerei de o ser”. Como mestre, escreveu cerca de quatro mil artigos, seis livros, um caderno de quinhentas páginas com índices de suas pregações. Escreveu um livro para Família Paulina, intitulado “Jesus Mestre”.

Faleceu em Alba, a 14 de junho de 1946, e nessa ocasião o seu bispo, dom Luis M. Grassi, o qualificou como “o melhor dos filhos da diocese”. O seu amor à Palavra de Deus – meditação e investigação – era tão grande, que algumas pessoas afirmavam que ele sabia de cor toda a Bíblia. João Paulo II assinou o decreto no que reconhece a heroicidade do Cônego Francisco Chiesa e, a 11 de dezembro de 1987, proclamou-o Venerável.

Oração

Jesus Mestre, Pastor e Sacerdote, vós enriquecestes o Venerável Francisco Chiesa de sabedoria, dedicação e zelo: que a Igreja possa alegrar-se pelo dom da sua glorificação. Por sua intercessão que eu alcance esta graça que agora peço com grande confiança… (pedir a graça que necessita0.

Cônego Chiesa, vós vivestes na intimidade da Santa Família de Jesus, Maria e José, com humildade na mente, pureza de coração e santidade de vida, obtende que, nas vossas pegadas eu possa participar da edificação da comunidade cristã. Amém.

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.