Blog

20/09/2016

A importância da Bíblia na vida das famílias

Por Centro Vocacional

9788534941754A família é a primeira célula do núcleo da sociedade, nela crescemos e nos desenvolvemos, aprendemos as primeiras bases para uma vida, pautada no amor, respeito e solidariedade com os nossos e com os outros. Dentro dessa instituição, está presente a Bíblia, a Palavra de Deus, como primeiro ensinamento cristão que nossos pais, tios, avós, podem nos dar a conhecer, e é desde cedo que vamos aprendendo os valores e as primeiras bases do ser cristão.

E essa Palavra tem por objetivo nos auxiliar em nossos caminhos, a promover encontros de ação de graças dentro desse ambiente familiar. Quantas famílias não se reúnem em torno da leitura e contemplação das Sagradas Escrituras em dias festivos ou no próprio cotidiano? Deve-se, porém, enfatizar que infelizmente esses ensinamentos e costumes estão ficando cada vez mais raros em nossas casas. Por muitas vezes usamos a Bíblia, em nossos lares, apenas como enfeite de estante, e sua função real é apenas essa. Precisamos cada vez mais viver a cultura da leitura da Palavra em família, para darmos maior sentido a nossas reuniões fraternas, à educação ética e cristã de nossas crianças e jovens.

A Bíblia está sempre presente em nossas vidas: na catequese, nas leituras das missas e, principalmente, nas orações cotidianas. Tudo é Palavra de Deus, vivida e traduzida na vida do povo, nas lutas e conquistas e no trabalho diário. E neste mês em que a Igreja dedica maior atenção à vivência mais profunda da leitura e meditação da Palavra, abramos os nossos corações para acolher verdadeiramente a Sagrada Escritura como o verdadeiro ensino para nossas famílias.