Blog

19/03/2015

A Santidade de José

Por João Paulo da Silva, Postulante Paulino

A Igreja une-se em oração para celebrar São José, o esposo da Virgem Maria.

saojose_materia

Hoje, 19, a Igreja Católica reúne-se para celebrar a Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus. Para a Igreja esta é uma solenidade muito importante, com manifestações de devoção ao Santo Protetor.

José é para a Igreja o servo que foi escolhido por Deus para cuidar de Jesus e Maria, tornou-se, na verdade, mais que um cuidador, tornou-se o protetor de ambos. As solenidades são o mais alto grau celebrativo e normalmente são reservadas para os mistérios mais importantes da fé. Para a fé calólica, São José é a figura da simplicidade e do silêncio, que age na defesa dos inocentes e protege o Menino-Deus.

A comemoração deste Santo espalhou-se pelo mundo e ganhou força devocional. Como ensinou o Papa Paulo VI, “é a prova de que para ser bom e autêntico seguidor de Cristo não são necessárias ‘grandes coisas’, mas somente virtudes comuns, humanas, simples e autênticas”.

O Papa Francisco disse, no ano passado, que “o ser guardião é a característica de José: é a sua grande missão, ser guardião. Olhemos para São José como o modelo de educador, que protege e acompanha Jesus em seu caminho de crescimento ‘em sabedoria, idade e graça’”.

José é um personagem que não aparece com tanta frequência nas Sagradas Escrituras, mas recebe um adjetivo de grande honra para aquela época: “justo” (Mt 1,19). É homem que enfrenta os tabus do seu tempo e quer abandonar a Virgem em segredo; isto significa agir com a justiça da Lei e, por amor, dar a ela o divórcio, livrando-a de uma possível pena, o apredrejamento. Porém, o mensageiro intervém, afirmando que ele pode desposá-la, porque nela agiu o Espírito Santo, e o que ela espera é uma obra divina (Mt 1,20). José assume a Mãe e o Filho e por eles entrega a sua vida e os seus esforços. Esta proteção é para a Igreja e para os cristãos exemplo de fé e de esperança que deve ser vivenciado na vida e nas práticas.