Blog

09/08/2016

As devoções da Família Paulina

Por Pe. Antônio Lúcio, ssp

JESUS MESTRE, CAMINHO, VERDADE E VIDA

A partir de 1934 o próprio Pe. Alberione providencia uma iconografia, dando orientações apropriadas para a realização de um quadro de Jesus Mestre Caminho, Verdade e Vida, que servisse para a capa dos Evangelhos e para as imagens que seriam expostas nos locais paulinos em substituição aos quadros do Sagrado Coração de Jesus. O escolhido foi o pintor italiano Mezzana e as características dadas foram: “Cristo que caminha sobre o mundo, a mão direita que abençoa a humanidade, a mão esquerda que sustenta o livro com as palavras ‘Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida’. Debaixo dos pés de Jesus, o globo terrestre com uma estrada, nesta, se encontram todas as raças humanas. Atrás das costas de Jesus uma grande cruz que brilha sobre a humanidade”.

MARIA MÃE, MESTRA E RAINHA DOS APÓSTOLOS

A visão Mariana que Pe. Alberione nos quis deixar com o quadro ou a imagem da Rainha dos Apóstolos é a Mãe que oferece ao mundo o Filho, Caminho, Verdade e Vida. Esta é também a nossa missão por toda a vida. Nosso inesquecível Pe. Renato Marcello Perino, ex-superior geral dos paulinos, falecido em 21 de setembro de 1995, recordava em 1987 a insistência do Pe. Alberione ao escultor escolhido para traduzir plasticamente a Rainha dos Apóstolos: “O menino não deve ficar agarrado a Maria, como se esta o retivesse num gesto de ternura possessiva, mas literalmente oferecido, dado ao mundo, com seus brazinhos abertos em cruz e levando nas mãos o rolo da Palavra, porém separado fisicamente do corpo da Mãe”. Fazendo referência a este quadro, o Pe. Alberione, com um admirável bom humor, dizia em 1951. “Não sabemos ainda muito sobre Maria, Rainha dos Apóstolos. Uma vez ouvi esta afirmação, tão estranha: na imagem da Rainha dos Apóstolos não há nada que se refira ao apostolado. Como assim? Não há Maria que nos oferece o Cristo? E o que é o apostolado, senão dar o Cristo?”.

SÃO PAULO APÓSTOLO

Como membros da Família Paulina, a “Família de São Paulo”, queremos ser fiéis a Jesus como o foi o Apóstolo Paulo. Para isso, precisamos, como ele, estar enamorados ou apaixonados de Cristo Jesus (cf. Rm 8,35-38); ter a consciência de que já não nos pertencemos mais e que já não é possível pensar nem agir sem partir de Cristo: “Pois nele vivemos, nos movemos e existimos” (At 17,28); convencer-nos profundamente de que é sempre Cristo quem nos ama primeiro. São Paulo se converteu porque se sentiu amado (cf. Rm 5,6-11).