Blog

04/10/2021

Irradiar Jesus Cristo Mestre Caminho, Verdade e Vida

Reflexão no mês em que a Família Paulina celebra Jesus Mestre Caminho, Verdade e Vida

A experiência de unidade de tudo em Jesus Cristo Mestre Caminho, Verdade e Vida foi o objetivo e o cume de todo o itinerário do Pe. Alberione em resposta a sua vocação. “Nesta visão está a religião, dogma, moral e culto; nessa visão está Jesus Cristo integral; por esta devoção o homem fica assumido, conquistado por Jesus Cristo… até substituir-se no homem ou ao homem: Já não sou eu quem vive, é Cristo quem vive em mim (Gl 2,20).” O Fundador repetiu até o infinito esta frase paulina, aplicando-a à assimilação a Cristo Mestre de todas as dimensões da personalidade e traçando as linhas básicas de uma espiritualidade capaz de orientar o homem de nosso tempo, marcado pela cultura da comunicação.

Explicando esta opção, expressava sua intenção de apresentar o Cristo total, segundo a concepção de São Paulo, capaz de envolver a pessoa inteira: o Cristo síntese dos cosmos e de todos os valores, princípio dinâmico de todo desenvolvimento humano. Todo o Cristo a todo homem, a todos os homens, com todos os meios: era a obsessão do fundador.

É necessário ser cristão no pensamento, no sentimento, na ação; crescer até a perfeita configuração com Cristo, em um processo de “Cristificação”. Isto constitui o núcleo da santidade do “homem de Deus”, chamado a realizar “as obras de Deus”.

PEREZ, Antonio José, Bem-aventurado Tiago Alberione: uma luz para comunicar o Evangelho, São Paulo: Paulus 2014, p. 36