Algumas palavras do fundador, o Bem-aventurado Tiago Alberione
“Hoje, há muitos homens (e mulheres) que querem buscar a própria santificação num vida estável, juridicamente organizada e guiada pela obediência, mas sem ingressar nos institutos tradicionais, ou seja, sem abandonar seu ambiente de vida e de apostolado.”
Na Igreja de Deus há cerca de um século, mas principalmente nestes últimos cinquenta anos, os Institutos seculares prestam auxílios aos vários institutos religiosos. O instituto secular tem duas propriedades:
1) É uma união de pessoas que querem buscar a perfeição mediante os santos votos. Seu primeiro elemento constitutivo, portanto, é o empenho para buscar a perfeição por meio dos votos.
2) Permanecendo, porém no mundo. Estando em casa, buscam a perfeição, conforme foi dito, embora desenvolvendo seus trabalhos e suas responsabilidades cotidianas. Entretanto, não são propriamente religiosos porque não têm a obrigação da vida comum.
A constituição Provida mater Ecclesia assinala que estas formas de perfeição são necessárias párea chegar a toda parte, para poder inserir-se em todos os ambientes. O próprio hábito secular oferece a possibilidade de locomover-se por toda parte.
Graças a estas formas de perfeição pode-se participar mais intimamente, mais amplamente da obra de santificação pela qual se dá glória a Deus e da obra apostólica pela qual se ajuda as almas. Certas pessoas têm na sociedade funções que é bom não abandonar, ou não têm saúde adequada para uma plena vida em comum, ou gostariam de um apostolado mais moderno e correspondente à necessidades atuais, ou uma maior agilidade para intervir em favor das novas necessidades do mundo ou uma vida bem dirigida, vida espiritual em orientada, mas com muita liberdade de iniciativas, a ponto de exercitar as tendências e todos os talentos próprios, embora sempre fazendo parte de um União dirigida em nome da Igreja, com a segurança de agir com o mérito da obediência e, ao mesmo tempo, de agir no espírito da Igreja.
Ora, é verdade, há pessoas como estas no mundo, e são numerosas. Pessoas que buscam sinceramente a Deus e a maior perfeição. Pessoas que não têm inclinação para formar uma família, mas sentem-se atraídas pelo Senhor, no entanto, ao consagrar-se a Deus sentem que estão isoladas. Tomam um caminho e depois estão sempre em dúvida quanto a segui-lo e vão procurar mestres de espírito ou livros de uma certa espiritualidade e em parte abraçam um costume, em parte abraçam outro e seu progresso não é estável. (….)
Estes Institutos têm como característica o apostolado, que os membros desenvolvem e é chamado perfeito; ao passo que o nosso é imperfeito porque não chega a toda parte. O sal dissolvido na água da panela atinge todas as gotas daquela água e a torna saborosa. A finalidade dos institutos seculares é justamente esta: poder entrar em toda parte. (…)
Assim, estas pessoas, estando em contato com o mundo, assumindo o bem a fazer, o que necessita de maior urgência, podendo chegar a certas iniciativas e certos contatos aos quais não pode chegar nem a irmã nem o padre, o qual, dissolvido em uma quantidade de água e posto dentro da massa fermenta todas as partes da massa e da farinha; e a acabam por santificam um ambiente, ou então por santificar uma escola, por exemplo se são professoras; uma fábrica, se são, por exemplo, chefes de uma repartição; ou então, agem na sua posição de autoridade, suponhamos, na universidade, ou nas mais variadas obras sociais.
Vejam como os inimigos da Igreja se infiltram em tudo: nas escolas, nas empresas, nas fábricas e nas várias associações (…) insinuam-se para semear suas ideias e aos poucos conseguem ganhar uma pessoa após a outra.
E os católicos?
Oh, este apostolado como pode ser feito? Pode ser feito, em primeiro lugar se as pessoas tem amor por Deus e amor pelas almas. Esta é a condição. (…)
Estas pessoas que devem viver no mundo e, entretanto querem pertencer totalmente a Deus. Talvez, pessoas que não puderam seguir as vocações religiosas quando eram jovens. (…)
A família Paulina acrescentou os três instituto seculares. Os institutos seculares se compõem de: Anunciatinas, parte feminina; Gabrielinos, homens; e “Jesus Sacerdote”, os sacerdotes. Estes também são consagrados a Deus e fazem, a seu tempo, após o noviciado, os seus votos, a sua profissão.*
Pe. Tiago Alberione
Extraído de Mãos estendidas para o mundo, p. 5-11
*Há também o Instituto Santa Família para casais.