Blog

04/03/2021

Quaresma: caminho de conversão e fé

Por Manoel Gomes, ssp

Os quarenta dias que antecedem a grande e festiva celebração da Páscoa recebe da tradição cristã o nome de Quaresma. O número é plenamente simbólico e está ligado a momentos importantes na história da salvação, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. Recordemos, a título de exemplo, os quarenta anos de caminhada do povo de Deus pelo deserto em busca da terra prometida e os quarenta dias que Jesus passou no deserto, servido pelos anjos e em companhia das feras selvagens.

O tempo da Quaresma é, por excelência, tempo de penitência. Porém, não devemos entender penitência somente no sentido negativo de privação, mas como sinônimo de conversão. A Quaresma é, portanto, tempo de voltarmos para Deus, deixando as amarras do pecado e assumindo uma vida totalmente segundo o Evangelho de Jesus. As práticas já consagradas – e  herdadas da religião judaica – da oração, do jejum e da esmola só têm sentido se realizadas nesse espírito de conversão.

A Quaresma dispõe à participação nas celebrações da Páscoa do Senhor de duas maneiras: preparando os catecúmenos para receberem o santo batismo e convidando os fiéis a recordarem o seu batismo e buscarem a penitência.

Nessa preparação para a Páscoa, tem lugar privilegiado o encontro com o Senhor por meio de sua Palavra. Como bem nos lembra o papa Francisco na Mensagem para a Quaresma deste ano:

Neste tempo de Quaresma, acolher e viver a Verdade manifestada em Cristo significa, antes de mais, deixar-nos alcançar pela Palavra de Deus, que nos é transmitida de geração em geração pela Igreja. Esta Verdade não é uma construção do intelecto, reservada a poucas mentes seletas, superiores ou ilustres, mas é uma mensagem que recebemos e podemos compreender graças à inteligência do coração, aberto à grandeza de Deus, que nos ama ainda antes de nós próprios tomarmos consciência disso. Esta Verdade é o próprio Cristo, que, assumindo completamente a nossa humanidade, Se fez Caminho – exigente, mas aberto a todos – que conduz à plenitude da Vida.

            Estamos vivendo, nesse ano de 2021, uma Quaresma bastante peculiar, com a triste realidade da pandemia do covid-19. Muitos não poderão participar das celebrações litúrgicas deste tempo forte de penitência, mas podem unir-se em espírito, por meio da oração e da leitura da Bíblia à Igreja, que em nenhum momento deixa de interceder por seus filhos que sofrem.

            Neste tempo que nos faz esperar a ressurreição de Cristo, confiantes na força da vida que sempre vence a morte, somos chamados, como também nos lembra o santo padre, a acreditar: “A Quaresma é um tempo para acreditar, ou seja, para receber Deus na nossa vida permitindo-lhe «fazer morada» em nós (cf. Jo 14, 23).

            Uma santa Quaresma para todos e preparemos o nosso coração para o grande dia em que cantaremos com todos os anjos e santos o solene “Aleluia”. Deus nos abençoe!