Blog

05/08/2016

Quem são os Paulinos?

Por Pe. Antônio Lúcio,ssp

Ordenação Diaconal

Existe um grupo de padres e irmãos que vivem em comunidade, fundamentam sua vida em Jesus Cristo, Caminho-Verdade-Vida e evangelizam na cultura da comunicação. São os Paulinos.

Sua principal preocupação apostólica é comunicar a Palavra de Deus. Para isso contam com uma editora (PAULUS) e uma gráfica. Desde o ingresso, os jovens vocacionados ajudam a divulgar não só a Bíblia Sagrada, mas uma infinidade de livros no campo bíblico, litúrgico e de formação cristã.

Sensíveis à realidade atual do povo e da Igreja no Brasil, os Paulinos se fazem presentes e atuantes mediante publicações numa linha bem conscientizadora. Assim, fornecem aos párocos, religiosos(as) e agentes de pastoral, subsídios de atualização teológica, através da revista Vida Pastoral. Evangelizam também por meio da Web Rádio.

Os Paulinos também possuem uma rede de livrarias PAULUS espalhadas pelo Brasil afora que são verdadeiros centros de irradiação da Palavra de Deus.

Para propiciar uma adequada preparação aos jovens que desejam se consagrar a essa missão, os Paulinos possuem três vocacionários (São Paulo, Campinas e Belo Horizonte). Aí se ministram, além do currículo normal de estudos, outras disciplinas referentes à paulinidade. Também cursam a filosofia e, às vezes, comunicação, na Faculdade Paulus de Tecnologia e comunicação (FAPCOM), propriedade dos Paulinos.

A Congregação dos Paulinos – também conhecida como Pia Sociedade de São Paulo – foi fundada na Itália, no dia 20 de agosto de 1914, pelo Bem-aventurado Tiago Alberione, e com o passar dos anos se espalhou pelos cinco continentes e conta atualmente com 908 membros, 22 noviços, 117 comunidades e 32 nações.