Blog

06/08/2020

Reflexão para Transfiguração do Senhor

 

Na montanha com Cristo

Subir a montanha é bela expressão bíblica, a significar a caminhada do ser humano ao encontro de Deus. Pois, a montanha, bem como o deserto, não indica apenas lugar geográfico. Descreve uma situação pessoal, um momento de provação, um desejo profundo de dialogar com Deus…

De fato, na nossa vida há momentos em que é preciso andar na escuridão da fé e no silêncio absoluto do Senhor. São situações benéficas, porque põem a descoberto a inutilidade de nosso orgulho e a fragilidade de nossas falsas seguranças… Mas é nessa hora que a luz do alto resplandece para nós e Deus se manifesta para renovar conosco sua aliança de amor.

Hoje Deus nos oferece a chave da fé, que consiste na escuta de Cristo. Escutá-lo no esplendor de sua transfiguração, bem como na hora de suas andanças pelo caminho da Galileia ou da Judeia. Na hora dos aplausos e da hora das calúnias. Na hora da ressureição como na hora da cruz…

Escutá-lo, porque ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Porque só ele tem palavras de vida eterna. E porque só com ele todo sofrimento se transforma em liberdade, toda tristeza em alegria, toda morte em vida sem fim.

A transfiguração é meta pessoal, acontecimento possível também para nós e para todos aqueles que sabem escutar a palavra de Jesus. Palavra que favorece nossa “transformação” e a entrega de nosso coração a Deus e nos leva a assumir a fascinante aventura de doar-nos aos outros, fazendo-nos solidários com eles na tristeza e na alegria, no desânimo e na esperança…

Pe. Virgílio, ssp