Blog

21/03/2014

Vivenciando o período quaresmal

Por RENAN ABREU, Postulante paulino

Estamos vivendo um momento muito forte e significativo dentro da nossa Igreja, em que ela nos leva a refletir mais intensamente sobre a Quaresma ( que teve início na Quarta-feira de cinzas), tempo de recolhimento e conversão – “o Senhor nos chama a conversão!”.

A cada dia somos chamados por Cristo a reacender em nós a chama do amor, movidos pela graça e misericórdia de Deus. Este tempo que a Igreja nos propõe é propício para isso: reavaliar nossa caminhada como cristão e demarcar pontos que precisam ser melhorados através de uma boa reflexão.

Viver a Quaresma de fato requer algumas práticas, tais como:

Fazer sacrifícios. É fazer alguma coisa sagrada oferecendo por amor a Deus. Por exemplo, ser amável com algum membro da sua comunidade com que você não simpatiza. Se oferecermos isso por amor a Deus, estamos concretamente fazendo sacrifício.

Oração. Aproveite este tempo para meditação e escuta da Palavra de Deus, ouvindo os apelos que Deus faz para sua vida.

Arrepender-se dos pecados, procurando o sacramento da reconciliação. Este é um bom momento do ano para realizar a confissão, por isso, é preciso preparar-se bem, com o exame de consciência tendo como base os 10 mandamentos da lei de Deus.