Blog

02/08/2016

Vocação presbiteral: chamados a viver e dar testemunho da alegria do Evangelho

Por Cl. Iorlando Rodrigues Fernandes,ssp

Jubileu

No Brasil, desde 1981, o mês de agosto é dedicado às vocações. Desde então, em cada domingo, reflete-se sobre uma vocação específica, sendo a primeira delas a vocação ao ministério ordenado, composto pelos diáconos, padres e bispos. Neste artigo, no entanto, nos deteremos sobre a figura do presbítero.

Em artigo publicado na Revista Vida Pastoral (n. 309), Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo metropolitano de Palmas e presidente da Comissão Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, atribui seis características ao presbítero: 1)homem da Palavra; 2) homem atento aos sinais; 3) pai espiritual, no amor e por amor; 4) Cireneu das alegrias do mundo; 5) homem unido a Jesus como o ramo à videira; e, por último, 6) homem “consumido” como eucaristia. Dessas seis características, gostaria de frisar a quarta.

Cireneu que carrega as alegrias do mundo. À primeira vista parece paradoxal, pois a figura do Cireneu aparece sempre relacionada às dores, ao sofrimento. Afinal, ele foi chamado a carregar a cruz de Cristo e, com ela, suas dores e sofrimentos. Porém, Dom Pedro nos convida a olhar a partir de outra perspectiva, a vê-la como um sinal de esperança e alegria, pois a cruz de Cristo é sempre cruz pascal.

É uma proposta, ao mesmo tempo, diferente e ousada. Ver a cruz de Cristo como sinônimo de alegria e de esperança nem sempre é algo fácil. Porém, quando vista dessa maneira o convite de Jesus torna-se muito mais atraente: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e me siga” (Lc 9,23). Esse é o chamado de Jesus a todo aquele que quer ser seu discípulo, especialmente aos que querem segui-lo mais de perto, por meio da vocação presbiteral. Sabemos, no entanto, que “a colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Lc 10,2). Por isso, atendendo ao mandato de Jesus, rezamos para que o Senhor envie mais operários para a sua messe, de modo especial à nossa Congregação, a qual vive e anuncia Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida na cultura da comunicação.

Venha e ajude-nos a carregar as alegrias deste mundo!