Blog

23/08/2021

10 frases de Alberione que podem mudar a sua vida

Por Animação Vocacional

Padre Alberione viveu 87 anos. Executou a obra que Deus lhe confiou fundando a Família Paulina, com a primeira fundação dos Padres e Irmãos Paulinos em 1914 em Alba, Itália. No dia 26 de novembro de 1971 deixou a terra para assumir o seu lugar na Casa do Pai. As suas últimas horas tiveram o conforto da visita e da bênção do papa Paulo VI, que jamais ocultou a sua admiração e veneração pelo Padre Alberione. É sempre comovente o testemunho que deu na Audiência concedida à Família Paulina em 28 de junho de 1969 (o Fundador tinha 85 anos): “Aí está ele: humilde, silencioso, incansável, sempre vigilante, sempre entretido com os seus pensamentos, que se mobilizam entre a oração e a ação, sempre atento para perscrutar os “sinais dos tempos”, isto é, as mais geniais formas de alcançar as pessoas. O nosso Padre Alberione deu à Igreja novos instrumentos para manifestar-se, novos meios para dar vigor e amplitude ao seu apostolado, nova capacidade e nova consciência da validade e da possibilidade da sua missão no mundo moderno e com os meios modernos. Permita, caro padre Alberione, que o papa goze desse longo, fiel e incansável combate e dos frutos por ele produzidos para a glória de Deus e para o bem da Igreja”. Abaixo frases marcantes deixadas por ele em pregações, escritos e gravações:

1. Evitem a crítica como a peste. Ou se fala bem, ou se cala.

*

2. O conhecimento de nós mesmos é algo precioso, aliás necessário: elimina um perigoso otimismo e ao mesmo tempo um fácil desencorajamento.

*

3. Uma mente sadia e vigorosa produz pensamentos sadios, ao passo que uma mente enferma gera pensamentos viciados.

*

4. Cada pequena viagem rumo à descoberta de nós mesmos nos aproxima um pouco mais do vértice do saber.

*

5. É coisa salutar um período de reflexão e de exame, fixando o juízo e a oração sobre nós mesmos.

*

6. A história é mestra da vida e as nossas experiências passadas nos ensinam para o futuro.

*

7. Abominemos a mentira, a hipocrisia, o engano, a falsidade, não somente nas confissões e nos exames de consciência, mas também em nossos relacionamentos com as pessoas próximas e com os estranhos. Jamais a calúnia, o exagero.

*

8. O pessimismo é uma anemia que tira o espírito de iniciativa, leva gradualmente a abandonar o trabalho ou lhe reduz o sucesso.

*

9. Não maltrates o corpo, nem mesmo por causa do jogo ou trabalho em excesso. Tampouco diminuas, por negligência ou desleixo, as tuas forças e as tuas capacidades.

*

10. A única derrota no vosso caminho é ceder às dificuldades, ou melhor, abandonar a luta.