Blog

25/08/2020

A descoberta do Carisma Paulino no seguimento radical a Jesus

Por Vacacionado Willian Ramos Paraíso de Embu-Guaçu -SP

 Todo caminho a ser descoberto se dá pela busca corajosa de sair do comodismo, desafiando-se mutuamente colocando todo seu esforço, de maneira apreensiva, mas desejoso de saber que fizera uma escolha consciente, expandindo o horizonte da experiência a qual este mesmo “caminho” nos fez adquirir. Para tanto, seguir a Jesus não quer dizer segui-lo de modo incerto, perdido numa estrada bifurcada, entremeada de uma floresta escura e densa, ou até mesmo se sentindo no barco à deriva sem qualquer rumo, perdido a qualquer tipo de sorte.

Cristo deixa seus rastros benignos, suas pegadas amorosas donde se ouve a tua límpida voz a ecoar em nossas mais profundas entranhas, abrindo-nos para há possibilidade de conhecer a quem estamos seguindo, para onde se deve caminhar, o porquê segui-lo. Certamente seguimos a Jesus porque o amamos, e o amor nos leva a radicalidade da própria vida (Eu sou a vida), vida que emana plenitude e beleza arraigadas em nossa existência humana que, na ausência do Cristo, somente subsistirá o vazio e desbotamento do que é belo! (Eu sou a verdade), verdade essa, revelada como conhecimento pleno que vislumbra há mais perfeita harmonia do ser, clareando como farol a todo tipo de obscurantismo, silogismo e suposição.  (Eu sou o caminho), caminho a qual todos os batizados (ou quem está á procura da verdade) devem almejar ancorando a planta dos pés nas pegadas do Cristo Jesus, a quem nos leva há uma vida de sentido mais profundo da nossa própria existência.

Sabemos que há várias maneiras de seguir a Jesus, correspondendo a que “carisma” nos identificaremos. Para seguir a Jesus devemos ser sua voz, suas mãos e seus pés. É Cristo que deve falar em nós, agir em nós e realizarem nós seus desígnios de amor. Há, portanto, uma dialética para ser evangelizador pela cultura da COMUNICAÇÃO SOCIAL, a saber: utilizaremos os instrumentos de comunicação para que a mensagem do Evangelho chegue a todos os lugares possíveis, e por sua vez, somos usados por Cristo mediante sua graça que desdobra em nós inspirações, aptidões e talentos para realização desses fins. São esses motivos que me encontrei no Carisma Paulino: ser a voz do Cristo, as mãos do Cristo e os pés do Cristo adentrando na cultura da Comunicação social.