Blog

23/09/2021

A vocação e a Bíblia

Por Ir. Annalisa, Apostolina*

A Bíblia é para você um livro bonito mas que fica fechado o dia inteiro ou “lugar” de encontro com o Senhor que te ama, te chama e te envia? Tem uma passagem que marca a tua vida de discípulo—missionário de Jesus Cristo? Qual passo você pode dar a partir de hoje para alimentar esta relação?

“Toda Bíblia é comunicação de um Deus amor, de um Deus irmão”. Quem sabe quantas vezes você cantou esta música em sua comunidade paroquial ao longo deste mês de setembro, mês da Bíblia. O nosso Deus é um grande comunicador, apaixonado por todas as suas criaturas, em particular por cada pessoa, à qual repete, sem cessar: eu te amo! Tu és precioso aos meus olhos. Eu te enviei neste mundo e te escolhi para ser meu parceiro na grande missão de ajudar as pessoas a fazer experiência deste amor.

Neste sentido podemos afirmar que “toda Bíblia é pró-vocacional” já que, como afirma pe. Gilson Luiz Maia Rcj1, “todos os livros da Sagrada Escritura manifestam de alguma maneira o chamado de Deus para a vida e para missão”: a Bíblia se abre, em Gênesis, com a Palavra do Criador que “chama à vida” (Gn 1,1ss) o mundo com todas as criaturas e se fecha, em Apocalipse, com a resposta da criatura ao seu Senhor: “Vem, Senhor Jesus” (Ap 22,20).

Sim, cada vez que abrimos a Bíblia e escutamos um trecho da Palavra somos “pro-vocacionados” a dar a nossa resposta ao Senhor. O encontro a Sagrada Escritura desencadeia sempre uma dinâmica vocacional em quem se dispõe a ouvi-la de coração aberto. Pois, vocação é uma relação profunda de amor, encontro, entre o Senhor que chama e a pessoa que é chamada/vocacionada a dar a uma resposta que se concretiza em tomadas de postura, decisões, atitudes, gestos/ações.

Para que este encontro aconteça precisamos aprender, cada dia mais, a silenciar para escutar esta Palavra que é luz para o nosso caminho, que é a Verdade autêntica para quem busca a verdade, é o Caminho seguro para quem procura o caminho, e a Vida em abundância para quem deseja a vida: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6).

*Conheça a missão das Irmãs Apostolinas: https://pt-br.facebook.com/irmasapostolinas/

1. Gilson Luiz Maia, O jeito de Deus. Quando Ele chama…, Ed. IPV 2013.