Blog

14/03/2022

As dimensões na vida do religioso Paulino

A vida religiosa, em suas diversas realidades, dispõe de elementos que a identificam de acordo com o seu carisma específico. A congregação dos Padres e Irmãos Paulinos, enquanto sociedade de vida apostólica, também dispõe de quatro dimensões que caracterizam sua missão na Igreja. Essas dimensões determinam o seu método de desenvolvimento. Entretanto, cada uma devem estar integrada de forma que se estabeleçam como “as quatro rodas de um carro”: oração, apostolado, pobreza e estudo.

A dimensão da oração ou piedade é compreendida como a “roda” mais importante: “Até que não se considere a piedade tão necessária como o pão e o ar para viver, seremos insuficientes, vazios, volúveis”. A vida de oração para o Paulino deve ser de grande importância para que a partir dela se possa manter as outras três “rodas”, com isso, o equilíbrio de sua integralidade como pessoa.

A dimensão do apostolado consiste em viver e oferecer o Cristo Mestre, Caminho, Verdade e Vida, a todas as pessoas, através dos meios de comunicação. Uma busca constante pelo aprimoramento de suas capacidades para o êxito da missão. Esta dimensão contempla vários horizontes, visto que o campo para o exercício do apostolado, de forma integral, é vasto, e são poucas as pessoas consagradas a ele. Devido à vastidão do apostolado, a paróquia do Paulino é o mundo, não se limitando a espaços geográficos para difundir o evangelho com os atuais meios de comunicação. Por isso, a Igreja salienta: “adaptem as mesmas obras às necessidades dos tempos e dos lugares” (PERFECTAE CARITATIS, decreto do Concílio Vaticano II sobre a renovação da vida religiosa).

O conceito de pobreza para o Paulino consiste em dar valor ao trabalho, à administração, à produção com dedicação constante à missão, à conservação dos meios que utilizam para anunciar o evangelho, a providenciar as necessidades do Instituto, a evitar apego aos bens passageiros. Todavia, a Congregação precisa possuir os meios modernos para o anúncio do evangelho.

O estudo, por sua vez auxilia o Paulino no desenvolvimento de sua missão como apóstolo da comunicação. As tecnologias avançam continuamente; é preciso que o apostolado contemple a sua permanente atualização. Para tanto, as pessoas estejam capacitadas a levar o Evangelho de todas as maneiras possíveis. Essas dimensões constituem a vida de um religioso Paulino. Possibilitam o equilíbrio em sua missão específica, caracterizando o seu modo de ser e levando em conta a necessidade de contínua análise das realidades atuais.