Blog

08/09/2015

Bíblia: fonte de inspiração para a nossa vida

Por Padre Roni Hernandes, Sacerdote Paulino

A chave de leitura deve ser sempre a formação e a espiritualidade dos jovens, como discípulos e missionários no seguimento de Jesus…

biblia

Estamos no mês da Bíblia, tempo em que a Igreja nos convida a ler e meditar mais a Palavra de Deus. Como bem abemos, a Bíblia revela o projeto de Deus para a humanidade; ela é a história de Deus na história dos homens. É por esta razão que a Bíblia é o livro que vem conquistando, cada vez mais, o coração do povo de Deus. Por meio de uma leitura frequente da Sagrada Escritura, o povo cristão percebe, cada vez mais, a Bíblia dentro de sua vida e sua vida dentro da Bíblia.

Nos dias atuais, dificilmente se chega a uma casa e não encontra uma Bíblia na sala, no quarto, na cozinha, na copa etc. Isso significa que a Bíblia vem conquistando o seu lugar na Igreja e na vida das pessoas. Uma das grandes contribuições do Concílio Vaticano II foi incentivar o uso frequente da Bíblia como fonte de inspiração e alma da vida cristã.

Na realidade brasileira, o desejo de conhecimento e de vivência da Palavra de Deus fez surgir, com muito sucesso, o exercício da leitura orante e reflexão da Bíblia em vários setores: nas famílias, nos círculos bíblicos, grupos de reflexão, grupos de orações etc. Na verdade, no mês da Bíblia, a Igreja realiza um grande projeto de evangelização que tem seu ponto alto na força da Palavra de Deus. Esse projeto evangelizador tem ajudado muitas famílias a fundamentar sua espiritualidade no seguimento de Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida.

Em continuidade com este projeto de evangelização, é preciso reforçar o uso da leitura da Bíblia entre os jovens. A chave de leitura deve ser sempre a formação e a espiritualidade dos jovens, como discípulos e missionários no seguimento de Jesus, conforme nos pede o Documento de Aparecida. É preciso que os jovens vão até esta fonte inesgotável, para ler os livros da Sagrada Escritura como fontes de inspiração e formação para a própria vida.

Para o Bem-aventurado Tiago Alberione, fundador da Família Paulina, a Bíblia é a carta que Deus escreveu aos homens, é a primeira e mais importante leitura que se deve fazer para assimilar o pensamento de Deus. Alberione reconhece que a Bíblia é o livro que deve ajudar o homem a aproximar-se de Deus. Nesse sentido, rezemos para que a Trindade Santa abra nossos ouvidos e nos ajude a escutar atentamente a Palavra de Deus e que Maria, Rainha dos Apóstolos, a primeira discípula fiel, nos ajude a permanecer firmes no caminho do discipulado.