Blog

01/09/2022

Conheça o testemunho vocacional do noviço Felipe Borges

Por Felipe Borges, Noviço Paulino

Olá, me chamo Felipe Borges, tenho 23 anos e sou natural de Feira de Santana, uma metrópole do estado da Bahia. Hoje estou na caminhada vocacional na Congregação dos Paulinos, fazendo a experiência do Noviciado, a porta da vida religiosa consagrada.

O meu chamado começa desde a infância, participando das celebrações eucarísticas, procissões e momentos devocionais na minha paróquia, conduzido pela minha vó, minha madrinha ou alguma vizinha, já que pelo trabalho minha mãe não podia me levar à igreja. Durante a missa eu ficava com outras crianças na escada do altar e dali acompanhava tudo que o padre fazia durante a missa, chegando em casa fazia tudo o que via na missa, como também as procissões. Assim, desde pequeno já sentia o desejo de ser padre. Fiz catequese, Primeira Eucaristia e me tornei coroinha desde os oito anos de idade, crescendo assim o amor pelas coisas do altar.

Aos poucos quando fui crescendo e descobrindo a diferença entre a vida religiosa e diocesana. Fiz encontros vocacionais na minha arquidiocese, mas depois me encantei pelo estilo da vida consagrada: ter um carisma específico, a vida em comum, o modo de atuar na igreja e assim na época optei por seguir meu caminho vocacional na vida religiosa e iniciei o acompanhamento com os missionários redentoristas e depois ao mesmo tempo com os Paulinos. E acabei decidindo, após muito discernimento por entrar nos Paulinos.

Já conhecia a congregação dos Paulinos através do folheto O Domingo, por muitos anos usado na minha paróquia e depois, através de um membro da congregação, que me passou o cadastro vocacional, assim comecei a fazer a experiência do acompanhamento vocacional, por meio do Pe. Roni Hernandes, que muito me incentivou e iluminou na superação de desafios como a distância da minha terra natal, a questão das despesas com as passagens e a não ter medo de me doar por aquilo que eu acreditava. Os livros que recebi naquele tempo falavam sobre o carisma, a história do Pe. Alberione, os modelos de santidade serviram e muito de motivação para querer conhecer mais de perto a congregação. Assim no ano de 2017, fiz o encontro vocacional em Recife e depois o estágio vocacional na comunidade formativa de Campinas que foi um momento de muita oração, discernimento a partir da Palavra de Deus, para dizer se eu queria ou não iniciar a caminhada formativa na congregação. Depois de muita reflexão, com um pouco de medo em meio aquele novo de Deus, disse o meu sim e ingressei juntamente com mais 7 irmãos de várias partes do Brasil, dos quais dois permanecem juntamente comigo na caminhada e aqui estamos dando o nosso sim.

Amo o carisma dos Padres e Irmãos Paulinos, esse modo de ser na Igreja, como também fazer parte na família Paulina. Os desafios são muitos, mas acredito e sinto, como o Pe. Alberione dizia que: “sobre nós está a mão do Senhor”. Existimos para comunicar o Evangelho, os valores do Reino, tornar Jesus, amado e conhecido, primeiramente por nós mesmos, a primeira comunicação e consequentemente, com o livro, os periódicos, os meios digitais e tantos outros meios que a tecnologia nos dispõe. Se você tem no seu coração essa sede de ser um comunicador da Palavra, junte-se a nós, venha evangelizar na cultura da comunicação!

 

, , , ,