Blog

15/09/2022

Conheça o testemunho vocacional do noviço Janderson Ribeiro

Por Janderson Ribeiro, Noviço Paulino

Oi! Graça e paz!

Eu sou Janderson Ribeiro do Carmo, natural de Soure na Ilha do Marajó. Sou o terceiro de cinco filhos (sendo dois falecidos). Minha mãe se chama Gilda Maria e meus irmãos chamam-se Jamesson e Jamile.

Pois bem, a convite do Centro Vocacional dos Padres e Irmãos Paulinos, estou aqui para contar um pouquinho da minha trajetória vocacional antes de conhecer a Congregação. Para bem fazermos este caminho de descobertas, recordo uma citação bíblica que muito me motiva a seguir neste itinerário vocacional. Esta citação me acompanha desde 2010 quando era membro da Pastoral da Juventude, em um encontro cada pessoa presente deveria escolher uma citação que lhe motivasse a viver no mundo de hoje (isso naquele tempo). Escolhi uma da carta de são Paulo aos Filipenses 4,12-13, que diz: “Aprendi a ser feliz em toda e qualquer situação: satisfação ou fome, abundância ou penúria. Tudo posso naquele que me fortalece.”.

Essas palavras para mim foram a luz do meu despertar vocacional, sobretudo, porque me fizeram recordar, em primeiro lugar, minha vida em família, com minha mãe e meus irmãos, o tempo da dificuldade financeira, da doença espiritual e corporal. São palavras que me fizeram e me fazem mergulhar na profundidade do mistério de Deus, que me lançam para frente e que me motivam a não desistir da vida. Fazem-me entender que a vida é permeada de altos e baixos, mas aquele que acredita na própria felicidade tem como sustento o Senhor, que tudo pode e tudo quer.

Assim, começo a descrever um pouco a minha trajetória vocacional, que começa em casa e se estende à Igreja. Muito cedo percebi a presença de Deus em minha vida por meio da devoção mariana. Entre parentes e amigos, eu costumava ser o padre dos momentos de brincadeira. Gostávamos de fazer procissões com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, realizávamos o famoso Círio de Nazaré. Ali eu fui vendo que alguma coisa me chamava atenção, mexia comigo, mas não entedia muito bem o que era aquilo. Chegou o tempo de fazer catequese, de conhecer mais de perto os mistérios de Deus, de saber como era a Igreja. Passou-se o tempo, por desejo e vontade própria fui fazer a preparação para o sacramento do Crisma. Em um dos nossos retiros para finalizar o tempo de preparação e receber o sacramento, diante de um quadro do Sagrado Coração de Jesus, vi uma luz forte e algo dizia: “Vem! Eu estou aqui!”

Entendi que o chamado de Deus na minha vida era para colaborar com a sua missão através de movimentos, grupos e pastorais. Porém, não era bem isso que o Senhor desejava para mim, o seu chamado era muito maior e bem específico. Através do facebook conheci padre Roni Hernandes, que naquela época era o animador vocacional da Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos. Ele me fez o convite em 2015 para conhecer a missão da Congregação que evangeliza na cultura da comunicação. A esta altura, eu era catequista, coordenava um grupo de crianças e adolescentes, trabalhava e estudava, isto é, não me sentia disponível para tal missão (vocação), mas passei a fazer o discernimento vocacional entre aqueles que aspiravam a vida paulina. Em 2017, no distrito de Icoaraci (pertencente a Belém), participei do retiro de discernimento vocacional para ingressar na Sociedade de São Paulo. Terminados os dias de retiro, o vocacionista disse a todos que aguardassem a sua ligação, na qual diria se este ou aquele tinha sido aprovado para ingressar. Inocente, pensei: eu não serei aprovado. A notícia chegou: Eu estava aprovado para ingressar em 2018 na comunidade formativa de Campinas, São Paulo.

Desde então, passei a conhecer de perto o carisma dos Padres e Irmãos que se utilizam dos meios de comunicação para evangelizar o povo de Deus. Hoje, estou morando na Itália, sou noviço paulino e como o Primeiro Mestre Bem-aventurado Padre Tiago Alberione, estou me preparando para também colaborar na formação espiritual e humana das pessoas do meu tempo. Acredito que viver e dar ao mundo Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida na cultura da comunicação é também oferecer todas as forças físicas, mente, vontade e coração para realizar o Reino de Deus entre aqueles que se achegam a nós através do nosso jeito de anunciar a mensagem de Jesus. Querido jovem, a messe é grande, poucos trabalhadores, se você quer contribuir com a Igreja e difundir o bem, convido você a somar conosco. Vale a pena ser Paulino! Essa missão não é minha, é nossa!