Blog

24/08/2016

Família, o berço das vocações

Por Centro Vocacional

family-1517192_960_720Animar vocacionalmente um jovem e fazer com que ele descubra qual é a sua vocação é tarefa primordial da família. Nesse contexto, a família recebe a real importância de ser promotora da vida, dos valores humanos, da educação na fé, do lar precioso em que a vida humana nasce e se desenvolve. É nesse ambiente que se iniciam os processos mais importantes e decisivos da vida de qualquer pessoa. É nesse ambiente fértil que o jovem toma as decisões mais importantes da vida.

Infelizmente, essa célula mais importante da nossa sociedade, a família, vem enfrentando muitas dificuldades, provocadas pela sociedade contemporânea. Tanto a família rural quanto a família urbana estão sofrendo os impactos da modernidade. O individualismo, a desigualdade social, a cultura do provisório e do descartável vêm afrontando terrivelmente a família nos últimos tempos. Isso traz uma carga muito pesada para os pais, sobretudo no que se refere à questão da formação e educação dos seus filhos.

Para que a família continue ocupando o seu lugar de ser promotora da vida, é preciso que os pais sejam educadores de pessoas. Para isso, é preciso estabelecer metas, orientações sólidas para a vivência e experiência do amor, diálogo e abertura para falar sobre todos os tipos de assuntos com seus filhos: vida matrimonial, paternidade responsável, diálogo conjugal, fé, amor, oração, vida de Igreja, evangelização, catequese, drogas, alcoolismo, homossexualidade, sexualidade e tantos outros temas.

Assim, os pais poderão mostrar a seus filhos que a família é fruto do querer de Deus e que nela se conhece o amor de Deus, o perdão, a generosidade, a fraternidade, o respeito, o amadurecimento e o crescimento da fé, a reconciliação, a esperança, a sensibilidade social, a capacidade de partilhar com os necessitados, o valor da oração, a importância do diálogo. É nesse ambiente que a família é convidada a exercer o seu papel de ser discípula e missionária do Senhor.

É nesse clima que os jovens vão discernir as suas convicções, aspirações, desejos e projetos em relação ao futuro. A relação com pais educadores será fundamental para ajudar os filhos a tomar decisões mais acertadas na vida. Rezemos para que Maria, Rainha dos Apóstolos, nossa querida Mãe e Mãe de todas as vocações, possa acompanhar, animar e encorajar todos os pais a serem mestres na arte de ensinar e formar os seus filhos.