Blog

19/07/2021

Jesus te convida a trilhar um caminho de amizade na alegria de viver

Por Pe. Mario Alberto Nahuelpán, ssp

Os sonhos e utopias que a juventude tem, fortalecem o espírito e o coração para saber aonde ir, o que procurar e tornar realidade, o que é possível através do esforço e perseverança para chegar a algum lugar.

Nesta estrada, tem que estar presente a alegria de viver, a partilha, a criatividade, tudo aquilo que um coração jovem descobre quando acredita em seus sonhos e na beleza de respirar cada dia. É necessário assumir o amor que pulsa em cada vida jovem, que dá força, energia e coragem para a maravilhosa aventura da busca de sentido. Até com os próprios erros se aprende a viver, e o amor nos faz descobrir o outro e suas experiências que se partilham na estrada da vida.

A alegria de viver está unida à alegria que Jesus veio trazer e partilhar com cada jovem que deixa um espaço em seu coração para acolher o mestre e seus ensinamentos. O Papa Francisco escreveu a exortação “A alegria do Evangelho”, que é um roteiro para os católicos para fazer presente Jesus em nossos dias. O Evangelho da misericórdia é um convite para acolher a todos os jovens no amor de Deus.

Acolhendo a mensagem de Jesus, a vida do jovem tem um “horizonte de sentido”, que dá consistência e riqueza à vida que cada um vai fazendo em sua caminhada. E quando se compromete com Jesus, a vida se transforma, a alegria é profunda e os desa­fios podem ser encarados com uma força renovada, um espírito generoso, fecundo e vital para transmitir essa experiência e partilhar com os outros.

Então, o convite é para ser discípulos missionários que trabalham pelo reino de Deus e os valores que ensinou Jesus, sabendo que, no essencial, se resume no amor a Deus e ao próximo, na prática da justiça, da verdade, da paz, da liberdade, do encontro, da compaixão e da misericórdia .

A alegria de ser discípulo missionário com um coração grande.

Em maio de 2007, os Bispos da América Latina e do Caribe se reuniram em Aparecida para celebrar a V Conferência Geral, e um dos eixos da reflexão girou sobre a alegria de ser discípulos missionários para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. Os bispos lembram que os primeiros discípulos de Jesus “se sentiram atraídos pela sabedoria e as palavras de Jesus, pela bondade de seu trato e pelo poder de seus milagres… viveram a história de seu povo e de seu tempo… sem esquecer o encontro mais importante e decisivo de sua vida que os havia preenchido de luz, força e esperança: o encontro com Jesus, sua rocha, sua paz, sua vida” (DAp 21).

Nesse espírito de ser discípulo missionário, o papa Francisco, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude 2013, pedia: “Jovens, por favor, não se ponham na ‘cauda’ da história. Sejam protagonistas. Joguem no ataque! Chutem para adiante, construam um mundo melhor, um mundo de irmãos, um mundo de justiça, de amor, de paz, de fraternidade, de solidariedade. Jogai sempre no ataque!”.

O bem-aventurado Tiago Alberione, fundador dos padres e irmãos paulinos, faz um convite de coração aberto a cada jovem: “Que tenha capacidade criativa, força de vontade e claridade de ideias, coração grande e espírito de serviço; que deseje realizar-se plenamente e sinta a urgência de salvar os homens, venha com o sonho de evangelizar com os meios de comunicação social: poderá entregar-se totalmente e verá quão abrangente, atual e surpreendente se apresenta o caminho”.