Blog

25/04/2016

Jovens, atrevam-se a sonhar

Por Centro Vocacional

“Temos que caminhar juntos, temos que sonhar. Não percam e encanto de sonhar! Atrevam-se a sonhar”. A frase do papa Francisco nos coloca em sintonia com os jovens que querem se encontrar na vida, mas faltam pessoas para ajudá-los. Caminhar com alguém é solidarizar-se com os seus problemas, com suas lutas, com seus desafios e com suas conquistas. Jesus não só se aproximou dos discípulos, mas também caminhou com eles. Suas palavras e seus ensinamentos serviram de conforto, ânimo e coragem para os discípulos, sobretudo para aqueles que estavam desmotivados na caminhada. Aqueles que estavam sem esperança, na verdade estavam travados e, por isso, não conseguiam realizar com êxito a missão que lhes fora confiada por Deus.

Assim também são os jovens. Precisamos nos aproximar deles, acompanhá-los e encorajá-los na caminhada. Não basta apontar seus erros, suas dificuldades, seus desafios, mas é preciso estar junto deles, solidarizando-se com suas lutas e conquistas. É preciso ensiná-los a sonhar sempre. O sonho é uma semente pequena que trazemos em nosso coração; não importa o tamanho dela, o importante é acreditar que um dia ela vai se tornar uma grande árvore. Para isso, é preciso valorizar as riquezas e os talentos que os jovens trazem consigo. A missão da Igreja é acompanhar e orientar os jovens no caminho certo.

A Igreja sem a presença dos jovens é uma Igreja velha, sem presente nem futuro. Por onde andamos sentimos a presença forte dos jovens em várias pastorais. Por isso, é preciso colocar no coração de todas as pessoas que trabalham com a juventude esse mesmo sentimento. É preciso acreditar na força que vem dos jovens, que é decisiva e fundamental para a nossa Igreja e também para a nossa sociedade. Desde a Jornada Mundial da Juventude, que ocorreu em julho de 2013, no Brasil, a juventude tem participado muito mais da Igreja. O resgate dos jovens para a Igreja se deu com o testemunho de vida do Papa Francisco, que tem cativado os jovens do mundo inteiro com o seu carisma e seu jeito simples de ser.

Que Maria, Rainha dos Apóstolos, nossa querida Mãe, possa acompanhar com o seu amor de Mãe todos os jovens e que, sendo guiados por Maria, eles saibam se lançar de cabeça erguida para a frente, com amor, coragem, ousadia e perseverança.