Blog

14/10/2016

O Jovem e o Terço dos Homens

Por Felipe Mettitier, vocacionado paulino

rosary-716250_960_720Hoje falaremos de um assunto muito especial para todos os católicos, o Santo Rosário!

Bom, pelo menos deveria ser especial para todos, mas muitas vezes quando imaginamos a oração do terço nos vêm à mente uma imagem clássica: a de uma ou um grupo de senhorinhas piedosas que segurando os seus rosários, recitam fervorosamente as Ave Maria. Todos que veem acham bonito, mas não se atrevem a sentar com elas nem sequer por um mistério.

Verdadeiramente a oração dessas senhoras nos ajudam muito, mas devemos nos lembrar de que o Terço não é uma oração exclusiva para um grupo de pessoas, mas ouso dizer, lembrando-me de todas as aparições da Virgem Maria na qual nos incentiva nessa belíssima devoção, que é um dever de cada Cristão.

Mas este cenário já parece estar mudado com o crescimento do Terço dos Homens, que convida todos os homens, assim como o pioneiro São Domingos Gusmão, a meditar a vida de Cristo seguindo o “caminho do exemplo da Virgem de Nazaré, mulher de fé, silêncio e escuta” – Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, São João Paulo II. Mas aonde entra a espiritualidade do jovem neste cenário?

O jovem possui um jeito especial de ver a realidade, sua energia e entusiasmo contagiam a todos! Assim, por que não romper com a cultura do ativismo desenfreado e destinar um tempo para colocar todo esse dom na oração do terço? Por que não mergulhar nos mistérios da nossa redenção e usar seu modo de enxergar o mundo para trazer soluções novas e um verdadeiro crescimento espiritual?

Todo jovem é capaz de inovar, cativar e transformar o ambiente em que está inserido e é dever de todo ser “protagonista de um mundo novo” fundada no Evangelho e na vida de Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida!

Por isso aos jovens que agora leem este texto, deixo um convite especial.

Que tal se neste mês de outubro, aproveitando o início Ano Jubilar Mariano pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, visitar em nossas paróquias o Terço dos Homens e vivermos um pouco mais a nossa espiritualidade nesta oração tão especial?