Blog

15/10/2015

Os jovens construindo uma nova sociedade

Por Padre Roni Hernandes, Sacerdote Paulino

“Os jovens são chamados a testemunhar uma Igreja em saída.”

juventudemar

No mês de outubro, mês em que a Igreja nos convida a rezar pelas missões, os jovens do Brasil inteiro encontrarão vários motivos para celebrar com toda a Igreja os seus talentos, as suas riquezas. Um dos motivos é que estamos nos aproximando de mais um Dia Nacional da Juventude (DNJ), com o seguinte tema: “Juventude construindo uma nova sociedade”, a ser celebrado no quarto domingo de outubro de 2015. Isso é motivo de alegria e de grande expectativa para os jovens.

O tema do DNJ 2015: “Juventude construindo uma nova sociedade” deseja recordar aos jovens que eles são os missionários anunciadores, são convidados a testemunhar com a própria vida os valores do Reino de Deus. Ao falar do papel importante do jovem na sociedade, o papa Francisco motiva-os a ser construtores da paz, da vida, superando a cultura do descartável e do provisório: “É jovem aquela, aquele, que têm a força, o vigor de Deus. Deus é bondade, misericórdia, cuidado, fonte de todo o bem. É jovem a pessoa que imita Deus sua na generosidade. Portanto, somos todos convidados a ser sinal de mudança”.

Seguindo as orientações do papa Francisco, os jovens, não devem ficar olhando da sacada de suas casas, de seus prédios etc., pelo contrário, assim como Jesus, eles são convidados a estar no meio do povo com um único espírito: “Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27). Eles devem ter no sangue a graça de serem servidores da Igreja. Jovens que servem e, ao mesmo tempo, que exercem o seu protagonismo transformando nossa sociedade.

O Dia Nacional da Juventude é um dia missionário. Jesus convida os discípulos a segui-lo (Mt 4,18-22). O convite deixa claro que o anúncio do Reino de Deus não pode parar. Os jovens também são chamados e nesse chamado está claro que a missão da Igreja não pode parar. Os jovens são chamados a testemunhar uma Igreja em saída. Se alguma coisa nos deve inquietar e preocupar a nossa consciência é o fato de existirem tantos irmãos que ainda não conhecem o valor do Evangelho, a força da luz, da amizade, da alegria, do amor etc. Construir uma nova sociedade é chegar até essas pessoas, mas, para isso, os jovens precisam romper com as estruturas velhas, que dão a falsa proteção de que tudo está bem.

Esperamos que o tema do DNJ de 2015: “Juventude construindo uma nova sociedade” recorde aos jovens que eles são missionários, testemunhando e anunciando a vida que Jesus nos deixou. Foi maravilhoso, gratificante ver o testemunho dos jovens missionários pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro na JMJ 2013. Os jovens cantavam, dançavam, gritavam e carregavam consigo uma única bandeira – a bandeira da paz. Este ano, novamente em sintonia com o lema do DNJ, queremos repetir a mesma experiência. Será mais uma oportunidade de evangelização, de comunhão das expressões juvenis e de celebração da vida. Que Maria, Rainha dos Apóstolos, mãe de todas as vocações, possa animar e acompanhar os jovens na grande tarefa de serem discípulos e missionários do Senhor.