Blog

22/09/2020

Os jovens perguntam: “O que é a verdade?”

Por Pe. Mário Pizetta, ssp

“Eu nasci e vim ao mundo para dar testemunho da verdade. Todo aquele que está com a verdade ouve a minha voz” (Jo 18,37).

Jesus se define também como a verdade (Cf. Jo 14,6). No entanto, o que entendemos por verdade?

Há diferentes verdades. A verdade da Matemática, da Física, das Ciências, enfim. Mas nós queremos falar da verdade, em uma perspectiva vocacional, em que buscar a verdade significa buscar dar sentido à própria vida.

“Propomos agora anunciar as verdades centrais de nossa evangelização: O Cristo, nossa esperança… A Igreja, mistério de comunhão… O homem, por sua dignidade de imagem de Deus…” (Puebla 166-167. 169).

A busca da verdade está além de uma investigação teórica, porque é uma expressão de vida, uma experiência de Deus, um caminho de fé.

Nunca podemos, dizer: “Encontrei a verdade”, porque se não pararíamos no tempo e nossa vida não teria mais sentido. A verdade, para o Pe. Tiago Alberione, fundador da Família Paulina, era viver o processo de identificação com o Evangelho. Para ele a palavra de Cristo era a suprema verdade, com a qual deveria conformar toda sua vida.

A verdade, na caminhada vocacional, começa quando procuramos entender os planos de Deus a nosso respeito. Assim, em cada etapa da vida, a busca da verdade se dá de maneiras diferentes.

E por que a necessidade de buscar a verdade?

Alguém poderia dizer: “Para entender melhor a vida. Outro ainda: “Para afastar de nós a ignorância e tornar o homem mais senhor de si mesmo e do seu destino”. Mas dentre todas as respostas possíveis, Cristo nos dá a sua: “A verdade libertará vocês” (Jo 8,32).

A importância da busca da verdade está na liberdade. É livre somente quem é amante da verdade. Quantas teorias há sobre o ser humano, na Filosofia, Teologia, Psicologia, Sociologia, Economia… Em cada investigação científica que se faz, o homem é visto por um ângulo diferente. Nascem então novas maneiras de entender o ser humano.

Assim também ocorre com nossa vida pessoal. De acordo com a fé que temos e cultivamos, semeamos sempre um novo modo de viver, de encarar a própria vocação.

A verdade, para um jovem em processo de busca, é exatamente esta: encontrar sua identidade num projeto que Deus quer e a humanidade espera, e que torna feliz a própria pessoa.

JOVEM, VENHA SER PADRE OU IRMÃO PAULINO

[email protected]

, , , , , ,