Blog

09/08/2021

Papo do mês vocacional: A dupla forma de viver o Carisma Paulino

Por Serviço de Animação Vocacional

Os Padres e Irmãos Paulinos são os ­ filhos do Bem-aventurado Tiago Alberione. Eles são homens consagrados a serviço do Reino de Deus que compartilham a mesma vida e missão: viver São Paulo hoje, a ­ m de oferecer ao mundo Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida com os meios de comunicação social. Quando apresentamos a missão e o carisma dos Paulinos, ­ fica sempre uma dúvida na cabeça do jovem: qual é a diferença entre padre e irmão?

Para responder ao jovem vocacionado seu questionamento, é preciso voltar ao passado. Quando o Bem–aventurado Tiago Alberione fundou a congregação, ele quis na sua estrutura padres e irmãos. De início, havia aí uma diferença bem clara: o sacerdote era aquele que deveria escrever, produzir a mensagem, ser o portador da verdade, ter autoridade sobre o que era escrito e publicado. Já o irmão era quem deveria elaborar o trabalho técnico, multiplicar e difundir esta palavra. Os dois devem estar unidos na missão (cf. AD 41).

Com o passar dos anos, de modo particular após o Concílio Vaticano II, os espaços para as pessoas escreverem o Evangelho deixaram de ser espaços de exclusividade do padre para se estender a todos os batizados. Todo batizado deve evangelizar. Isso signi­fica que um não é melhor que o outro. Todos estão unidos pelo mesmo ideal – viver e dar ao mundo Jesus Cristo Mestre, Caminho, Verdade e Vida, na cultura da comunicação social. É fundamental que os jovens que buscam trilhar o caminho da vida religiosa como paulino tenham bem presente isso desde o acompanhamento vocacional. Os tempos mudaram e a nossa congregação também mudou.

Nos religiosos paulinos, a única diferença que há entre “o Padre e o Irmão” é que o padre possui o ministério sacerdotal e o irmão religioso, não. Em nível carismático, a missão do irmão é estreitamente complementar à missão do sacerdote. Isso signi­fica dizer que sacerdote e irmão não constituem dois tipos de Paulinos, mas dois modos diferentes de viver a vocação e a missão na congregação dos Padres e Irmãos Paulinos.

 Em resumo, tanto o irmão quanto o sacerdote se consagram a Deus e exercem a mesma missão. O bom êxito da missão depende tanto do irmão quanto do sacerdote. As exigências são as mesmas para todos, sobretudo no que se refere à formação dos estudos. Por isso, todos devem estar bem preparados para exercer com competência o trabalho que lhes for con­fiado. Percebe-se, portanto, que ser padre ou irmão Paulino é questão de vocação.

Contato vocacional:

(11) 99270-1678

[email protected]