Blog

06/04/2020

Só por hoje: conselhos de São João XXIII para manter a serenidade

Por Serviço de Animação Vocacional

 

1. Só por hoje, tentarei viver exclusivamente este dia, sem querer resolver de uma só vez o problema da minha vida.

2. Só por hoje, serei cortês, não criticarei ninguém e não buscarei melhorar nem disciplinar ninguém, salvo a mim mesmo.

3. Só por hoje, eu me adaptarei às circunstâncias, sem pretender que as circunstâncias se adaptem à minha vontade.

4. Só por hoje, dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, recordando que, como o alimento é necessário para a vida do corpo, uma boa leitura é necessária para a vida da alma.

5. Só por hoje, farei uma boa ação sem contar a ninguém.

6. Só por hoje, farei pelo menos uma coisa que não queira fazer; e, se me sentir ofendido, buscarei que ninguém perceba isso.

7. Só por hoje, serei feliz, com a certeza de que fui criado para a felicidade, não só neste mundo, mas também no outro.

8. Só por hoje, seguirei uma programação detalhada. Talvez não consiga cumpri-la cabalmente, mas a redigirei. E me protegerei de duas calamidades: a pressa e a indecisão.

9. Só por hoje, terei uma fé firme, ainda que as circunstâncias demonstrem o contrário. Vou acreditar que a boa providência de Deus se ocupa de mim como se não existisse mais ninguém no mundo.

10. Só por hoje, não terei medo. De maneira particular, não terei medo de aproveitar o que é belo e de acreditar na bondade.

Posso fazer o bem durante um dia. Pensar em ter de fazê-lo durante toda a minha vida pode me desanimar.

, ,