Blog

18/11/2020

Vida interior e vocação

Por Pe. Mário Pizetta, ssp

O papa João Paulo II, na sua mensagem para 27ª Jornada Mundial de Orações pelas vocações, de 1990, salientou os meios para o pleno desenvolvimento da vida interior:

* A escuta da Palavra de Deus;

* A participação ativa nos sacramentos, sobretudo na Eucaristia;

* O sacramento da confissão;

* A oração pessoal;

* A direção espiritual;

* A devoção a Maria;

* O empenho ascético.

Desses meios, vamos focar sobretudo em dois: a Eucaristia e a oração pessoal.

É com alegria que vejo jovens recolherem-se em oração, criando espaço para Deus falar aos seus corações. Quando os jovens sentem essa necessidade é sinal de que dentro deles existe desejo de mudança e também de encontro consigo mesmos. Muitos passam a rejeitar as ofertas alienantes que a sociedade faz constantemente. O jovem também rejeita o que não leva à profundidade.

Há jovens que pensam que o silêncio seja somente ausência de barulho. No entanto, o silêncio é atitude de quem se recolhe, de quem tem a capacidade de, vez ou outra, retirar-se e buscar compreender as próprias ações.

Em sua caminhada terrena, Jesus rezava. Ele sentia necessidade de rezar, de falar com o Pai (Cf. Jo 17). E convidava os discípulos: “Rezem para não caírem em tentação” (Lc 22,40). A tentação pode se apresentar de muitas formas. A maior, porém, é a tentação de abandonar o projeto que Deus tem para nós. Dizer não ao projeto de Deus a nosso respeito é dizer não a própria vida.

Por seu lado, a Eucaristia é o lugar privilegiado da experiência de Deus; é a grande lição de partilha, da comunhão, do sentir que todos somos irmãos. Na Eucaristia, recordamos a memória de Jesus e tornamos sua presença viva no meio de nós (Cf. Mt 26,26-28).

A oração pessoal, experiência de intimidade com Deus, deve encontrar seu centro na Eucaristia, onde há partilha de experiência, de vida, num só louvor a Deus.

Somente o caminho da busca faz realizar a verdadeira oração pessoal e verdadeira eucaristia.

Para refletir:

Jovem, para você o que é rezar?

Como você reza?

*Foto: Vatican News

, ,