Blog

13/08/2015

Vocação: um ato de amor

Por Padre Roni Hernandes, Sacerdote Paulino

“Quem escuta atentamente o convite de Deus não fica parado, mas se coloca a caminho do discipulado.”

vidassim

A vocação é um apelo de Deus a todos aqueles que são os seus amados. Todos nós somos chamados, somos vocacionados do projeto de Deus. Por conhecer cada um dos seus filhos, Deus nos chama pelo nome. Seu chamado vem carregado de amor e de uma proposta de vida, que parte dele mesmo. Cabe a cada um de nós responder SIM ou NÃO a esse convite. Para responder à proposta de vida do Reino, é preciso sentir-se atraído por Deus. Quem escuta atentamente o convite de Deus não fica parado, mas se coloca a caminho do discipulado.

Quem acredita no chamado de Deus, na verdade, acredita que Ele nos chamou para uma missão. Todos nós somos convidados por Deus a assumir a missão na família, na comunidade, na Igreja, etc. Assim, compreendemos que a pessoa é quem cria a sua própria vocação, mas descobre a sua vocação porque se sentiu amada, querida e convidada, por Deus a fazer alguma coisa. Deus nos chama porque nos ama e seu amor é incalculável. O amor vem do alto, vem de Deus mesmo, que quis “misturar-se” conosco.

Deus nos ama tanto, que respeita nossa liberdade. Isso significa que não é Deus quem dá a resposta, pelo contrário, cabe a cada um de nós, movidos por nossa própria liberdade, responder ao seu apelo. Deus chama a todos sem exclusão e, por isso, o elemento central da vocação é a missão. Deus, ao chamar o jovem vocacionado no meio de sua família, o chama para fazer alguma coisa em prol do anúncio do Reino. Aqueles que disseram SIM ao seu chamado transforaram a história. Aqueles que se colocaram à caminho não permaneceram o mesmo, pois foram capazes de discernir os sinais dos tempos à luz do amor misericordioso de Deus.

Dado que estamos celebrando com toda a Igreja o mês vocacional, vamos nos unir em oração pelos jovens que estão buscando trilhar o caminho da vida religiosa. Que saibamos aproveitar esse momento para mostrar aos vocacionados que a raiz de toda vocação está em reconhecer a ação de Deus em nossa vida. Assim como Alberione sentiu o apelo de Deus para fazer alguma coisa pelo novo século, que os vocacionados atentos aos sinais dos tempos saibam da uma resposta positiva às reais necessidades da Igreja no contexto atual.