Blog

13/10/2021

Relembranças 10: Pe. Paulo Pazzaglini

Por Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp

*Série comemorativa aos 90 anos dos Paulinos no Brasil

Pe. Paulo quando completou 90 anos em 2007

Nascido na Itália, em 1912, Ivo – este era seu nome de batismo – ingressou no Seminário Paulino de Alba em 1925.  Emitiu os primeiros votos religiosos em 1931, adotando o nome do Apóstolo das Nações, Paulo. Recebeu a ordenação presbiteral em 1938. Fora da Itália, viveu e incrementou a apostolado paulino em vários países como Espanha, Portugal, Colômbia e Brasil, onde chegou em 1956.

Aqui desempenhou várias funções. Juntamente com o então provincial Pe. Roatta, Pe. Pazzaglini foi grande empreendedor na implantação do Seminário Paulino, à Via Raposo Tavares, km 18,555, local denominado “Cidade Paulina”.  Tratava-se de instalar o parque gráfico e erguer amplo refeitório e as construções para acomodar padres, irmãos, clérigos e aspirantes paulinos. Um trabalho gigantesco em função também do grande número de seminaristas (no final dos anos sessenta, havia 208 seminaristas paulinos distribuídos em diversos grupos, conforme as etapas de estudo). Pe. Paulo foi superior local na Cidade Paulina, superior provincial nos anos 1969 a 1975, e mestre de noviços em Caxias do Sul.

Outros traços do Pe. Paulo merecem destaque. Homem determinado, robusto, óculos grandes e lentes fortes, emanava habitual e visível entusiasmo. Parecia-nos, e era, entusiasmado pela vida, mas sem dúvida, também pelo carisma paulino, que ele manifestava sem cessar na convivência com os irmãos, nas aulas aos seus noviços e nas longas homilias da missa dominical celebrada no Seminário Paulino de São Paulo e de Caxias do Sul. A música e o canto eram seus companheiros de todas as horas. Aos pequenos aspirantes ensinava, com vibração, canções italianas; não raro, enquanto caminhava pelos corredores ou pelo jardim, cantarolava alguma salmodia em latim.

Seu usual entusiasmo não conheceu ocaso, nem mesmo nos últimos anos de sua longa existência: 94 anos e 5 meses, dando testemunho de imensa confiança na divina Providência e de constante zelo apostólico, a exemplo do Apóstolo Paulo.

Veio a falecer no dia 7 de maio de 2007.