Etapas de Formação

O Serviço de Animação Vocacional apresenta o carisma paulino para o discernimento de jovens que se sentem interpelados pelo chamado divino. Prioriza os jovens com desejo de engajamento da própria vida em favor do bem comum, animados a fazer algo pelas pessoas do nosso tempo, como aqueles envolvidos em atividades pastorais e movimentos eclesiais. A Animação Vocacional tem por objetivo rezar pelas vocações, apresentar o ideal paulino, acompanhar e orientar os jovens que se sentem chamados ao seguimento de Cristo, e identificar dentre eles os candidatos à nossa missão: evangelizar na cultura da comunicação. O acompanhamento, que busca o conhecimento mútuo entre o vocacionado e a congregação, se faz mediante e-mail, telefonemas, cartas, encontros, redes sociais, revistas, livros etc. O Vocacionista Provincial faz ao menos uma visita à casa do vocacionado, e possivelmente o vocacionado visite alguma casa dos paulinos, antes de ingressar no Propedêutico.

É o período que marca o ingresso do jovem no seminário paulino. Esta etapa caracteriza-se por ser um tempo de aprofundamento maior das motivações que trouxeram o jovem ao seminário e do conhecimento maior do carisma paulino. Ela é aberta para os jovens que concluíram o Ensino Médio (idade mínima de 17 anos e máxima de 25 anos) ou Ensino Superior (idade máxima de 32 anos). Nesta etapa formativa o jovem recebe primordialmente formação humana, catequese cristã, catequese paulina, introdução à liturgia, língua portuguesa e redação, introdução à comunicação social, introdução à filosofia e noções de administração. O objetivo do Propedêutico é ajudar o vocacionado a aprofundar o discernimento do chamado que Deus lhe faz, de modo a perceber se pode corresponder a esse chamado no exercício da missão do Paulino e na vida de comunidade. Durante o Propedêutico, o jovem deverá fazer experiência prática do apostolado paulino, possivelmente na revisão de publicações e atendimento em livrarias. Em princípio, o Propedêutico tem a duração de um ano, e não se prevê a frequência a cursos acadêmicos.

Esta etapa marca o ingresso do jovem na vida acadêmica. Ao término do ano propedêutico, e tendo dado provas de que deseja aprimorar-se para viver o carisma paulino, o formando é admitido ao Aspirantado. Nesta etapa formativa o formando deverá, ordinariamente, cursar os dois primeiros anos do curso de Filosofia. A grade curricular deste curso, realizado na FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, contempla disciplinas basilares de Comunicação Social. Em casos particulares, os jovens que vivenciaram a experiência do Propedêutico, tendo ingressado na Congregação com o curso de Filosofia concluído, darão continuidade à etapa do Aspirantado frequentando o curso de Teologia ou outro proposto pela Congregação. Situações outras serão vistas pontualmente pelo Conselho de Formação, que dará o oportuno encaminhamento. É importante frisar que o objetivo desta etapa é aprofundar em casa o conhecimento de si mesmo, da espiritualidade e do apostolado paulino, além dos estudos acadêmicos. Durante o Aspirantado deve-se estudar língua italiana ao menos por dois anos.

Nesta etapa o jovem é chamado a assumir de modo bem concreto sua vocação, verificando se se sente chamado por Deus e se possui as aptidões necessárias para atuar na missão de evangelizar com os meios de comunicação social. Neste tempo de preparação para o Noviciado, o Postulado ajuda o candidato a perceber concretamente a própria vocação em relação com o carisma paulino. Ordinariamente, nesse período se cursa o terceiro ano de Filosofia. Nessa etapa, deve-se verificar de modo particular o grau de cultura religiosa do postulante, de modo a assegurar que tenha o conhecimento necessário para fazer bem o Noviciado. De modo especial, devem-se apresentar explicitamente ao postulante as duas modalidades da vocação do Paulino, ou seja, a de Irmão ou a de Padre. Prioriza-se neste ano o estudo de italiano para melhor inserção no Noviciado Paulino Internacional, atualmente na Itália.

A etapa do Noviciado marca o início da vida religiosa. É um período reservado para que o jovem possa vivenciar com profundidade as exigências da vida consagrada. É um tempo privilegiado de oração, reflexão, conhecimento das constituições da congregação, aprofundamento dos votos religiosos e decisão acerca das duas formas de se consagrar como religioso paulino: padre ou irmão. Para esta etapa, portanto, segue-se o estabelecido para esse Noviciado, baseado nas definições e exigências das Constituições e do Diretório, bem como da Ratio Formationis. A etapa do Noviciado é realizada em Albano Laziale, Itália, e corresponde a um ano de preparação para a primeira profissão dos votos religiosos.

Período entre a primeira profissão e a profissão perpétua. Nessa etapa, o religioso procura amadurecer sua opção de vida, de modo a assumir integralmente o carisma paulino, podendo assim emitir com liberdade a profissão perpétua. O Juniorado tem por objetivo oferecer ao professo temporário experiência de vida comunitária, exercício apostólico especializado, com acompanhamento personalizado, de modo que se fortaleça para viver a consagração por toda a vida. Para a inserção apostólica, devem-se levar em conta as aptidões do jovem, de modo que possa, aperfeiçoando seus dons, realizar o apostolado paulino com alegria, seriedade e competência. O jovem deve dedicar-se ao estudo da língua inglesa. Durante o Juniorado, o religioso cursa teologia. Antes de fazer o pedido para a profissão perpétua, o candidato deve ter concluído o curso de teologia. É dada a oportunidade também de cursar mestrado ou especialização.

É a etapa vivida após a profissão perpétua, que marca o ingresso definitivo do Paulino na congregação. É tempo de viver plenamente a missão de levar o Evangelho a todos os homens e mulheres na cultura da comunicação. É durante a formação contínua que o Paulino procura dar continuidade à sua formação, pois desta ele não pode descuidar jamais. A formação contínua é primordial para alimentar a espiritualidade do Paulino, atualizar o apostolado e, além disso, é essencial para cultivar os elementos fundamentais carismáticos recebidos ao longo da formação inicial, e atualizar-se, de modo que possa, conforme a fase de sua vida, exercer o apostolado paulino.