Notícias

05/05/2014

A Comunidade Cidade Paulina realizou a reunião comunitária com a presença de todos os membros da comunidade.

01

Na manhã do sábado, 3 de maio, a comunidade da Cidade Paulina realizou a reunião comunitária com a presença de todos os  seus membros. O superior da comunidade, Pe. Arno, propôs que fosse feita a leitura das Constituições e Diretório da Pia Sociedade de Paulo. Foi um momento muito proveitoso, sobretudo por podermos discutir um pouco sobre as nossas constituições que são o primeiro instrumento da nossa vida de comunhão fraterna apostólica. Em seguida, o animador vocacional dos Padres e Irmãos Paulinos, Diácono Roni Hernandes, fez uma breve motivação sobre o Tríduo Vocacional que será realizo pelo Dia Mundial de Oração pelas Vocações. De acordo com o animador vocacional, é muito importante que rezemos pelos nossos jovens; por isso, cada comunidade é chamada a se integrar nesse projeto e a rezar conosco pelas vocações. É preciso pedir ao Senhor que envie mais operários para a sua messe, sobretudo, que envie jovens que estejam dispostos em fazer uma experiência bonita com Jesus Cristo Mestre, Caminho, Verdade e Vida. Segundo Roni Hernandes, faz-se necessário lembrar as palavras do Papa Francisco: “toda vocação exige sempre um êxodo de si mesmo para centrar a própria existência em Cristo e no sue Evangelho”.

Após a reunião comunitária, deu-se início ao retiro mensal orientado pelo Pe. Valdêz Dall’Agnese, com o seguinte tema: Maria, vocacionada do Pai. A partir da leitura de Lucas 1,26-38, fomos convidados a refletir sobre três aspectos muito importantes na vida de Maria: o primeiro é a dimensão do chamado. Maria se torna mãe do Salvador. Por isso, ela é portadora da esperança que animava a caminhada do povo de Israel. O segundo é a dimensão da missão. Por intervenção divina, Maria vai dar à luz o Santo, aquele que é totalmente consagrado ao Senhor. O terceiro e último é a dimensão da resposta.  A resposta de Maria é atitude de quem acredita. A expressão serva indica disponibilidade e total entrega ao Senhor – Faça-se em mim segundo a tua palavra. Em seguida, no decorrer da sua explanação, Pe. Valdêz Dall’Agnese também falou que nós, Paulinos, somos convidados a viver a nossa consagração a Deus em um carisma de vida apostólica com a luz e a proteção de Maria, Rainha dos Apóstolos. O nosso fundador tudo esperava da bondosa proteção de Maria, sobretudo nos momentos mais difíceis de sua vida. Sem dúvida, Pe. Alberione descobriu em Maria, a razão de sua grandeza “Maria foi criada para dar Jesus ao mundo. Jesus é apóstolo; Maria é a apóstola com Cristo, na dependência de Cristo, na participação com Cristo apóstolo”.

No final de sua explanação, Pe. Valdêz Dall’Agnese instigou os membros da comunidade com as seguintes perguntas: Que consequências teve Maria com sua resposta de amor ao apelo de Deus? Quais as alegrias e tristezas enfrentadas por Maria, no exercício de sua vocação? Como religiosos que somos Maria tem algo a nos dizer e ensinar? Que valores você encontra na devoção de Pe. Alberione a Maria, Rainha dos Apóstolos? Procure rezar meditando as orações a Maria que se encontram em nosso livro de orações da Família Paulina. Na celebração Eucarística, às 11h15, abriu-se um espaço para que todos pudessem partilhar um pouco da sua reflexão pessoal. Por fim, agradecemos ao Pe. Valdêz Dall’Agnese pela orientação do retiro através das palavras do Bem-aventurado Tiago Alberione: “Maria, leva-nos a conhecer Jesus de acordo com o tempo, a situação e as ocupações. Maria, modelo de todo discípulo de Jesus, obtende-nos a vossa docilidade. Afasta de nós o orgulho, os preconceitos, a obstinação, as paixões que endurecem o coração e obscurecem a inteligência. Maria, Mãe e discípula do Mestre, guia-nos em vosso caminho”.