Notícias

15/03/2020

Atualização sinodal do Itinerário de formação dos Padres e Irmãos Paulinos

Por Eduardo Maciel e Felipe Borges, Seminaristas Paulinos

Aconteceu entre os dias 13, 14 e 15, o encontro sinodal de atualização do Itinerário formativo dos Padres e Irmãos Paulinos, realizado na Sede Administrativa da Paulus Editora, localizada em São Paulo (SP), contando com a participação de toda a província brasileira (membros professos e em formação inicial).

Celebrações, espaços de convivência fraterna, grupos de estudo e plenárias, permearam os três dias de encontro. Sob a proteção de São Paulo Apóstolo, os Paulinos abordaram às temáticas atuais, sob a mística e o ascetismo do carisma Paulino, conectando-se com as diversas realidades presentes e os desafios que interpelam a Igreja e a sociedade, permitindo a análise crítica e a atualização para melhor servir às pessoas do nosso tempo, na comunicação Apostólica do Reino de Deus. No último dia do encontro após a última plenária, aconteceu também o ingresso no Postulado dos jovens Daniel Alves (natural de Campo Magro-PR) e Ednoel Amorim (Natural de Piracuruca-PI). Após a celebração todos se dirigiram a Casa Provincial para mais um momento de confraternização e convivência fraterna.

“No sonho que teve em seguida, pareceu-lhe receber a resposta. De fato, Jesus  Mestre lhe dizia: ‘Não temais, eu estou convosco. Daqui quero iluminar. Sintam a  dor dos pecados’” ( T. Alberione, AD, 152). Tomar consciência do sentido realizado, refletir o sentindo do agora e projetar o sentido do futuro, fizeram parte de todo o processo sinodal da província brasileira. Formar integralmente (mente, vontade, coração e forças físicas) um apóstolo da comunicação social, requer um esforço mútuo em vista de uma nova cultura formativa. Esperançar é um termo que irrompe a história e nos lança livremente para um novo horizonte.

Agradecemos a Deus pelo sim dos paulinos de ontem, de hoje e os que procuram responder seu sim no processo formativo e no acompanhamento vocacional. Rogamos as luzes necessárias, ao Mestre do mundo novo, Jesus Caminho, Verdade e Vida, para que todas as realidades sejam transformadas e renovadas pela sua ação na vida de cada membro por meio do novo Iter Formativo que será redigido mediante as sugestões e reflexões desse encontro. Como dizia nosso pai São Paulo a Timóteo: “Ao o rei dos séculos, ao Deus incorruptível, invisível e único, honra e glória para sempre. Amém!” (1Tim 1,17).

Momentos de reflexão em grupo

 

Jovens que ingressaram no Postulado