Notícias

23/05/2023

Conheça os elementos do brasão da Paróquia Santo Inácio de Loyla e São Paulo Apóstolo

Por SAV - Padres e Irmãos Paulinos

O brasão de nossa paróquia foi elaborado com base no brasão da Pia Sociedade de São Paulo, Congregação religiosa à qual ela foi confiada desde sua fundação. Começou a ser utilizado na Páscoa de 2023, com o intuito de expressar o desejo da Congregação dos Paulinos de partilhar e cultivar com os paroquianos a própria espiritualidade, que converge com o desejo de Santo Inácio de Loyola, que tudo seja feito ad maiorem Dei gloriam – para a maior glória de Deus. O lançamento oficial do brasão, aconteceu no último domingo dia 21 de maio, quando celebramos a Solenidade da Ascensão do Senhor e o 57° dia Mundial das Comunicações Sociais.

1 – Cruz de uma haste – Antecede o brasão paroquial a cruz de haste única, que remete à cruz processional, indicando que nosso objetivo é formar assembleia que caminha seguindo Jesus, aquele que por nós se entregou e nos mandou também tomar a cruz e segui-lo (cf. Mt 16,24). Elevado na cruz, Jesus atraiu todos a si (cf. Jo 12,32). São Paulo Apóstolo lembra que a cruz de Cristo é o único e suficiente motivo de sua glória (cf. Gl 6,14).

2- IHS – Estas letras são abreviação do nome de Jesus em grego e também entendidas como sigla para “Iesus Hominum Salvator” (Jesus, Salvador dos homens). O monograma foi adotado por Santo Inácio de Loyola como emblema da Ordem dos Jesuítas, que ele fundou. Ladeada por um círculo e por raios de sol, a imagem realça a presença eucarística de Jesus ressuscitado em nossa comunidade paroquial, como a luz de nossas vidas. A cruz e os cravos são uma referência à Paixão de Jesus, que nos redime e impulsiona a doar a vida seguindo seu exemplo.

3 – Espada – São Paulo Apóstolo diz que a Palavra de Deus é a espada do Espírito (cf. Ef 6,17). No brasão, a espada é uma clara referência ao Apóstolo dos Gentios, patrono da Pia Sociedade de São Paulo, considerado pelo bem-aventurado Pe. Tiago Alberione como “pai e fundador” de toda a Família Paulina

4 – Livro – é uma clara referência à Bíblia, considerada pelo bem-aventurado Tiago Alberione como o “livro de Deus”, que anima a vida litúrgica e pastoral de nossa Paróquia.

5 – Círculo – O círculo em torno dos elementos centrais do escudo é uma referência a toda a comunidade paroquial reunida em nome do Senhor para celebrar a Eucaristia, cumprindo o mandato do Senhor (cf. 1Cor 11,24-25) e haurindo dele força para testemunhar os valores do Evangelho no mundo (cf. Mt 5,16).

6 – MCMXL – Em algarismos romanos é o ano de fundação da Paróquia Santo Inácio de Loyola e São Paulo Apóstolo, 1940.

Cores no Brasão: No brasão de nossa paróquia, prevalece a cor dourada, simbolizando a divindade de Jesus Cristo, Mestre, Caminho, Verdade e Vida, que eleva a humanidade ao Pai (cf. Jo 14,6). Os traços em marrom fazem referência à terra, significando a humanidade assumida e redimida por Cristo (cf. Fl 2,7). É também a cor da simplicidade, do trabalho e do serviço (cf. Mt 20,26), uma clara alusão ao espírito de doação e serviço de nossos padroeiros. A cor branca, como luz, é uma referência à mensagem redentora que Deus Pai enviou ao mundo por meio de Jesus e esclarecida pelo Espírito Santo. É essa luz que iluminou o Apóstolo Paulo e Santo Inácio de Loyola em sua conversão.

, , ,