Notícias

28/05/2024

Brasil: 25 anos da comunidade bem-aventurado Timóteo Giaccardo

Por Antônio Lúcio, SSP

Era o dia 13 de maio de 1999, quando os Paulinos sob o governo provincial do Padre Manoel Quinta – após a abertura da livraria PAULUS no centro de Belo Horizonte em tempos precedentes – marcavam sua presença com uma Comunidade situada no Jardim Atlântico, tendo por primeiro superior delegado, o Padre Valdez Dall’Agnese.

Nessa Comunidade se desenvolveram os estudos filosóficos e teológicos dos juniores, e até mesmo, a formação de propedeutas em diferentes fases da sua história. Diversos Paulinos, redatores e editores de diversos periódicos PAULUS, bem como escritores e revisores aqui desenvolveram sua missão. O apostolado da rádio online e o serviço de atendimento na Livraria também foram protagonizados pelos Paulinos desta Comunidade.

Vinte e cinco anos depois, os Paulinos continuam marcando na presença por meio da Comunidade que desde 2020 passou a se denominar de Comunidade de Belo Horizonte para Comunidade Bem-aventurado Timóteo Giaccardo. Os membros que a compõem hoje, são poucos em relação a tempos passados, mas mantém acesa a chama do zelo apostólico do apóstolo Paulo. Animados pelo superior delegado, o Padre Claudinei José Batista, que exerce o seu apostolado como organizador de Liturgia Diária das Horas e cursa Direito na Faculdade Mineira de Direito (PUC Minas) campus Coração Eucarístico (COREU). Os três juniores cursam o curso de teologia na Faculdade Jesuíta (FAJE) e exercem os respectivos apostolados:

Eligelson Lima Barroso: Redator de O DOMINGO: Missa com crianças e editor da revista ECOANDO;
Felipe Borges dos Santos: Redator de Liturgia Diária e assessor de periódicos PAULUS;
Janderson Ribeiro do Carmo: Assessor de audiovisuais e meios digitais.

Na manhã do dia 13 de maio de 2024, celebrando a Eucaristia na memória da Bem-aventurada Virgem Maria de Fátima, a Comunidade reunida elevou o seu Magnificat por todas as maravilhas que o Senhor operou por meio da fraqueza de seus servos ao longo destes 25 anos de presença Paulina nas terras mineiras (de Belo Horizonte). Queremos ser fidelíssimos ao carisma que nos foi legado pelo Bem-aventurado Tiago Alberione, como “o fidelíssimo entre os fiéis” – que dá título a esta Comunidade – sendo editores da esperança num mundo em contínua metamorfose.

Reprodução: https://www.paulus.net