Notícias

06/06/2024

COMUNIDADE PAULO APÓSTOLO | INFORMATIVO DA FORMAÇÃO N°670

Por SAV - Padres e irmãos Paulinos

 

QUEM É A RAINHA DOS APÓSTOLOS

 

No dia 03 de maio de 2024, a Irmã Susana Santa Catarina, Ap, ministrou um momento de espiritualidade para os seminaristas Paulinos, abordando o tema mariano: “Quem é a Rainha dos Apóstolos?”. Além de destacar algumas virtudes de Maria – e sua importância para a Família Paulina – a irmã motivou os jovens a fazerem um acróstico, através do qual cada um pôde expressar seu conhecimento e sua experiência com a Mãe de Jesus. O encontro encerrou-se com um momento de partilha das qualidades destacadas por cada um.

 




 

RETIRO MENSAL

 

​Nosso retiro mensal foi conduzido pelo Pe. Francisco Galvão, Ssp, na manhã do dia 04 de Maio de 2024, com o tema: “Beato Tiago Alberione e a liderança espiritual”. Padre Francisco destacou que: “Não há verdadeira liderança sem disciplina interior e que esta é uma regra indispensável a todos aqueles que, a exemplo de Jesus Mestre, buscam uma liderança pautada no amor, no serviço e na vivência do evangelho”.

 




CATEQUESE PAULINA DO PROPEDÊUTICO

Nosso encontro com a Irmã Josefa, Fsp, aconteceu na tarde do dia 04 de Maio de 2024, na central Paulinas. Neste encontro os seminaristas propedeutas partilharam suas sínteses do livro; “Tiago Alberione e Tecla Merlo; uma nova missão na igreja e no mundo”. Obra esta que fala sobre alguns “aspectos virtuosos” destas duas figuras importantes para a Família Paulina. A Irmã Josefa destacou a importância do trabalho na vida de Alberione e de Tecla, bem como a sua fidelidade à vida de oração, fonte de toda existência e alma de todo apostolado.​

 




 

CATEQUESE PAULINA DO ASPIRANTADO

 

Na tarde do dia 10 de maio, a Irmã Josefa, fsp, reuniu-se com os aspirantes, a fim de apresentar a cronologia da Opera Omnia – deixada por pe. Alberione. Em sua exposição, ela percorreu as principais obras, traçando uma espécie de linha do tempo, dando maior enfoque ao momento histórico no qual o fundador as escreveu.

 




 

REUNIÃO DE FORMADORES NO ITESP

 

​No dia 10 de maio, os Padres Mario Roberto e Francisco Galvão estiveram presentes na reunião de Formadores – no ITESP – da qual participaram Formadores de diversas congregações. Na reunião foram discutidas questões relacionadas ao rendimento dos alunos, qualidade do ensino, programação cultural, dentre outros. O diretor abriu espaço para que cada um compartilhasse acerca da percepção dos alunos em relação à faculdade. Alguns sinalizaram para a importância de um ensino crítico, humano e, sobretudo, cristão.

 




 

ESPIRITUALIDADE PAULINA

 

O “carro Paulino” foi o tema central do encontro com Padre Francisco Galvão, realizado na tarde do dia 10 de maio de 2024. Com base no livro de Juan Manuel Galaviz, o formador propôs uma leitura compartilhada da primeira parte do livro (o carro Paulino),destacando a universalidade do carisma paulino e a proposta do Beato Alberione, que enfatiza a “integralidade como condição para por em prática o plano de Deus”.




 

MOMENTO DE CONFRATERNIZAÇÃO COM AS IRMÃS APOSTOLINAS

 

Na noite do dia 10 de maio, as irmãs Apostolinas ofereceram um jantar aos seminaristas e formadores Paulinos. Foi um momento gratificante de convivência, partilha e proximidade com as irmãs. Na ocasião, cada um se apresentou e contou um pouco de sua história vocacional.

 




 

MODELOS DE SANTIDADE

 

No dia 11 de maio de 2024, aconteceu um encontro formativo com o Padre Antônio Lúcio, Ssp, onde foi-nos apresentado aspectos importantes dos “Santos” da Família Paulina: Timóteo Giaccardo, Majorino Vigolungo, Tecla Merlo, Escolastica Rivata, André Borelo e Cônego Francisco Chiesa. O padre destacou a biografia de cada um e, refletindo sobre o caminho de santidade, reforçou a importância de tê-los como inspiração para nosso caminho vocacional.

 




 

BÍBLIA E NOVO TESTAMENTO

 

Na tarde do dia 17 de maio, os formandos reuniram-se com o Padre Paulo Bazaglia, para a formação bíblica. O encontro foi marcado pela temática da “inspiração para a escrita do Novo Testamento”, em especial os Evangelhos. Tendo em vista a qualidade “Sinótica dos Evangelhos” segundo Mateus, Marcos e Lucas foi apresentada a fonte Q, lugar no qual os escritores neo-testamentários buscaram informações para escrever os livros da Bíblia.​​

 




 

MISSA DA RAINHA DOS APÓSTOLOS E INGRESSO NO POSTULADO

 

18 de maio de 2024 foi uma data marcante para a Família Paulina, pois, além de celebrar a festa da Rainha dos Apóstolos, houve o Ingresso de 5 jovens na etapa do Postulado Paulino: Aristofanes Clemente, Cleison Nunes, Eliseu Matepo, Matheus Miguel e Rafael Barbosa. A celebração aconteceu na Paróquia Santo Inácio e São Paulo Apóstolo e foi presidida pelo Padre Claudiano A. dos Santos, superior Provincial, com a participação de vários membros da Família Paulina.

 




FORMAÇÃO HUMANA

Aconteceu no dia 24 de maio de 2024, um encontro formativo com a Irmã Marilez, pddm. A psicóloga destacou a importância da dimensão humana no caminho vocacional. A dominação das nossas paixões e o autoconhecimento nos educam e nos preparam para os enfrentamentos diários, bem como o crescimento espiritual e a descoberta de quem somos diante da existência e do próprio Criador.

 




ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO DA PASCOM REGIÃO SP

Aconteceu no dia 25 de maio 2024 no auditório Tiago Alberione, na FAPCOM, um grande encontro da Pascom (Pastoral da comunicação) da região sub – São Paulo. O evento foi pautado por diversos temas: “inteligência artificial, espiritualidade do comunicador, redes sociais e sabedoria do coração”, contando com palestrantes importantes da área, como Padre Thiago Barbosa, Padre Francisco Galvão e Fabiano Faccini.