Notícias

03/05/2021

Dia Mundial das Comunicações Sociais 2021

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi estabelecido pelo Concílio Vaticano II através do decreto Inter Mirifica em 1963 e é celebrado todos os anos no domingo que precede a Solenidade de Pentecostes, este ano 16 de maio. Abaixo podemos ver um trecho da mensagem do Papa para este ano, a oração proposta e o link da mensagem completa. Os Padres e Irmãos Paulinos se alegram com a celebração de mais um Dia das Comunicações e estão preparando uma live especial em comemoração a data.

***

“Vem e verás” (Jo 1, 46).

Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são

Queridos irmãos e irmãs!

O convite a ‘ir e ver’, que acompanha os primeiros e comovedores encontros de Jesus com os discípulos, é também o método de toda a comunicação humana autêntica. Para poder contar a verdade da vida que se faz história (cf. Mensagem para o LIV Dia Mundial das Comunicações Sociais, 24 de janeiro de 2020), é necessário sair da presunção cómoda do ‘já sabido’ e mover-se, ir ver, estar com as pessoas, ouvi-las, recolher as sugestões da realidade, que nunca deixará de nos surpreender em algum dos seus aspetos. ‘Abre, maravilhado, os olhos ao que vires e deixa as tuas mãos cumular-se do vigor da seiva, de tal modo que os outros possam, ao ler-te, tocar com as mãos o milagre palpitante da vida»: aconselhava o Beato Manuel Lozano Garrido[1] aos seus colegas jornalistas. Por isso, este ano, desejo dedicar a Mensagem à chamada a ‘ir e ver’, como sugestão para toda a expressão comunicativa que queira ser transparente e honesta: tanto na redação dum jornal como no mundo da web, tanto na pregação comum da Igreja como na comunicação política ou social. ‘Vem e verás’ foi o modo como a fé cristã se comunicou a partir dos primeiros encontros nas margens do rio Jordão e do lago da Galileia.

[1] Jornalista espanhol, nascido em 1920, falecido em 1971 e beatificado em 2010.

***

O Santo Padre conclui a sua mensagem para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais com uma oração:

Senhor, ensinai-nos a sair de nós mesmos, e partir à procura da verdade.

Ensinai-nos a ir e ver, ensinai-nos a ouvir, a não cultivar preconceitos, a não tirar conclusões precipitadas.

Ensinai-nos a ir aonde não vai ninguém, a reservar tempo para compreender, a prestar atenção ao essencial, a não nos distrairmos com o supérfluo, a distinguir entre a aparência enganadora e a verdade.

Concedei-nos a graça de reconhecer as vossas moradas no mundo e a honestidade de contar o que vimos.

***

Link da mensagem completa:

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/papa-francesco_20210123_messaggio-comunicazioni-sociali.html