Notícias

29/11/2022

Dom Valdir José De Castro é ordenado bispo

Por Fr Darlei Zanon, SSP, religioso paulino

 

 

Sábado, 26 de novembro de 2022, foi um dia especial, não apenas porque comemoramos a memória litúrgica do nosso Fundador, o bem-aventurado Tiago Alberione, mas também porque celebramos a primeira ordenação episcopal de um sacerdote paulino, o sétimo sucessor do Pe. Alberione: dom Valdir José de Castro.

Dia histórico para toda a Família Paulina, presente em grande número na catedral da Sagrada Família de Campo Limpo, na cidade de São Paulo (Brasil). Muito bonita e significativa esta coincidência: a cidade que acolheu a primeira comunidade paulina fora da Itália está agora ainda mais unida à nossa missão através do novo bispo. Campo Limpo é uma diocese de cerca de 2,3 milhões de habitantes, uma das sete dioceses da Grande São Paulo, metrópole com cerca de 20 milhões de habitantes, 70% dos quais católicos. Grande desafio para dom Valdir que agora é oficialmente membro do colégio episcopal brasileiro, ordenado pelo arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer (ordenador principal), juntamente com o bispo de Piracicaba, dom Devair Araújo da Fonseca, e o administrador apostólico de Campo Limpo, dom Luís Antônio Guedes. Presentes diversos outros bispos, dezenas de sacerdotes, religiosos e religiosas, e cerca de quatro mil fiéis da diocese e da cidade natal de dom Valdir, Santa Bárbara d’Oeste, distante cerca de 100 km da diocese de Campo Limpo.

Dom Valdir José De Castro é o terceiro bispo da diocese de Campo Limpo, tomando posse no mesmo dia de sua ordenação. A bula papal foi apresentada pelo Pe. Domenico Soliman, Superior Geral da Sociedade de São Paulo, acompanhado por vários Paulinos brasileiros e alguns representantes de todas as cinco Circunscrições paulinas da América Latina.

Em sua primeira mensagem à diocese, dom Valdir sublinhou o estilo sinodal que quer dar ao seu pastoreio, juntamente com a cor “paulina” já presente no seu lema: Omnia propter evangelium, que é o versículo bíblico que iluminou o seu mandato como Superior Geral, depois do X Capítulo Geral celebrado em 2015, que teve como tema: “Tudo faço pelo Evangelho” (1 Cor 9,23). A comunicação certamente será a principal característica da vida diocesana de dom Valdir, recentemente nomeado também membro do Dicastério para a Comunicação.

Além do lema, o brasão episcopal de dom Valdir e seu báculo ostentam símbolos paulinos, como o evangelho, a espada e sobretudo a centralidade de Jesus Mestre. Ao nosso confrade, agora bispo de Campo Limpo, desejamos o mesmo que disse Pe. Domenico em sua saudação ao final da primeira missa celebrada pelo novo bispo: “Tudo vem de Deus: tudo nos conduz ao Magnificat. Com estas palavras do nosso Fundador, agradecemos ao Senhor juntamente com você. Ele acompanhe você e lhe dê a alegria de estar no meio do seu povo com o coração de São Paulo, o Apóstolo que nos repete: tudo faço pelo Evangelho”.

 

 

 

Explicação do Brasão_Dom Valdir José de Castro

 

 

 

 

 

 

 

Ordenação

 

Primeira Missa

 

 

Várias

 

 

Crédito das fotos: Diocese do Campo Limpo