Notícias

24/05/2021

Encontro Provincial dos Paulinos do Brasil 2021

Por Diácono Francisco Galvão, ssp

Na manhã do dia 21 de maio de 2021, os Paulinos do Brasil realizaram um encontro online, com o objetivo de refletir sobre a situação atual do apostolado paulino e, juntos, descobrir maneiras de enfrentar os desafios do tempo presente. O encontro contou com a participação de várias gerações de Paulinos, ocasião importante para fortalecer o diálogo, a partilha de experiências e o aprimoramento mútuos.

Estes foram alguns dos temas abordados no encontro: “Aspectos econômicos do apostolado paulino” – Pe. Valdecir Uveda e Pe. Benedito Antônio; “Que direção tomar? Mudanças necessárias e possibilidades” – Pe. Guilherme César e Pe. Jakson Alencar; “Análise de conjuntura – Pe. Antonio Iraildo e Prof. Robson Sávio.

O professor Dr. Robson Sávio Reis Souza apresentou uma análise de conjuntura, através da qual possibilitou aos participantes uma leitura especial da realidade considerando o atual momento histórico. Segundo ele, é necessário “compreender a realidade para atuar sobre a realidade”. O professor considera que a humanidade atravessa uma crise epocal – crise do capitalismo, crise ambiental, crise democrática, crise sanitária, crise no mundo do trabalho – a qual apresenta grandes desafios à Igreja, bem como à sua forma de comunicar-se com o mundo de hoje. “Essa mudança epocal”, ressalta Souza, “reverbera de forma mais intensa e dolorida em uma sociedade desigual, injusta, autoritária, violenta, patriarcal, cujas elites e classes médias, historicamente impediram os avanços dos processos civilizatórios”.

Em sua exposição, o pós-doutor em Direitos Humanos apontou ainda os principais desafios da “comunicação paulina” na atualidade e levantou algumas questões pertinentes: Como, eventualmente, atualizar o carisma paulino e serviço à Igreja nesses tempos de guerras híbridas/semióticas de disputas discursivas/narrativas (que são tão mobilizadoras)? Quais os instrumentos e meios eficientes? O que deve ser mantido (meios), adaptado e mudado? Como atuar nas redes sociais, no enfrentamento da fake news, inclusive no campo eclesial? É possível trabalhar na formação numa perspectiva de leitura crítica da comunicação (principalmente com clero e lideranças)? Como enfrentar, na perspectiva da comunicação, a utilização da religião como instrumento de manipulação política e disseminação de discursos e cultura do ódio?

Ao final do encontro, o Pe. Claudiano A. dos Santos, superior provincial, ressaltou a importância desses momentos e concluiu: “desejo que nossas reuniões, projetos e apostolado alcancem cada vez mais a excelência e o profissionalismo, sem esquecer, obviamente, que o comércio pelo comércio não é a nossa finalidade, como já dizia o nosso fundador, mas um meio nobre e eficaz de chegar ao coração das pessoas”.