Notícias

06/03/2021

Estágio Vocacional Padres e Irmãos Paulinos – 2021

Por Serviço da Animação Vocacional

 

A comunidade formativa Paulo Apóstolo (São Paulo, SP) recebeu cinco jovens de diversas regiões do país para realizarem o estágio vocacional no período de doze a dezessete de fevereiro. Trata-se de um encontro cujo objetivo é propiciar o aprofundamento do carisma paulino e preparar os candidatos a um futuro ingresso na Pia Sociedade de São Paulo.

Às 14 horas do dia doze, primeiro dia do estágio, os aspirantes paulinos receberam os futuros propedeutas para a oração de abertura conduzida pelo Seminarista Felipe Borges. O Diácono Deivid Tavares, ssp, animador vocacional da Congregação, apresentou a temática, o cronograma e os encaminhamentos do estágio, além de realizar a divisão das tarefas entre os participantes.

No período da tarde, Pe. Claudiano dos Santos, provincial dos paulinos, reuniu-se com os candidatos para apresentar a vida, a história e a missão da congregação no Brasil e no mundo. De modo bastante descontraído, o Pe. Claudiano destacou a relevância do testemunho de Pe. Alberione, fundador, e encorajou os presentes a assumirem a missão de evangelizar por meio da cultura da comunicação. Logo após, toda a comunidade se reuniu ao redor do altar para celebrar a Santa Eucaristia.

No segundo dia do estágio, às 7h, aconteceu a Santa Missa presidida pelo Padre Antônio da Silva, ssp coordenador da formação dos Paulinos. Os Paulinos da comunidade celebraram em memória à Santíssima Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos, entregando à mãe de Deus a vida e a vocação de cada um. Logo em seguida, Padre Antônio iniciou uma série de alocuções a respeito da espiritualidade paulina. Recordando o testemunho do bem-aventurado Padre Tiago Alberione, os jovens candidatos à vida paulina conheceram aspectos importantes da vida e missão do corajoso fundador dessa grande família. Ao final do dia, os candidatos ao seminário realizaram um momento de adoração eucarística, acompanhados pelo Diácono Deivid Tavares, ssp.

Domingo, dando continuidade aos trabalhos do estágio, iniciaram-se as atividades do dia com as Laudes (oração da manhã). Após este momento, os vocacionados tiveram a oportunidade de conhecer a comunidade paroquial de Santo Inácio e São Paulo, cuja responsabilidade pastoral é dos padres e irmãos paulinos. Acompanhados pelo pároco Pe Mário Pizetta, ssp, todos puderam visitar as novas instalações paroquiais que estão em construção.

No período da tarde, à luz do que fora apresentado pelo Jr. João Paulo, ssp, os jovens puderam refletir sobre temas centrais da vida e dos apostolados paulinos: a dinâmica de estudos dos seminaristas e as outras congregações e institutos que compõem a família paulina. Ao fim do dia, após as Vésperas (oração da tarde) e da adoração eucarística, houve um significativo momento de comunhão fraterna e descontração.

O quarto dia do estágio vocacional foi consagrado ao apostolado paulino em toda a sua riqueza e dinamicidade. Pela manhã, os jovens visitaram a Editora Paulus e puderam conhecer todos os setores envolvidos na execução do apostolado editorial. Neste ambiente, todos foram recebidos pelo padre Silvio Ribas, ssp, cuja palestra esteve relacionada às exigências do apostolado. À tarde, os vocacionados visitaram a nova “Nova Cidade Paulina” (Gráfica Paulus e Centro de Distribuição) situado no Km 28 da rodovia Raposo Tavares. Recebidos pelo Frei Evandro, ssp,  e pelo Diácono Mário, ssp. Ao fim do dia, a comunidade se reuniu para a oração das Completas (oração da noite).

O quinto dia se iniciou com a oração das Laudes seguido do café da manhã, logo após houve a apresentação do apostolado das mídias digitais ministradas pelo Diácono Francisco Galvão, spp. O primeiro momento foi uma conversa sobre a importância do  apostolado paulino num mundo que ocorre tantas transformações técnico-científicas, além de frisar “como um Paulino deve dialogar a palavra de Deus nestas novas mídias”.

Depois ocorreu um pequeno intervalo enquanto o diácono organizava os equipamentos para uma pequena oficina de técnicas audiovisuais e produção de vídeos em vista da melhor extensão do apostolado paulino. Às 14h, após almoço, houve uma plenária sobre a “Os Paulinos e a Palavra de Deus: Ano Bíblico da Família Paulina” ministrada pelo Pe. Paulo Bazaglia, spp, biblista e especialista em exegese bíblica.

O sacerdote expôs um panorama geral sobre a Bíblia (Palavra de Deus Escrita) e seu desenvolvimento na vida da Igreja dialogando com a importância desta na missão paulina. Num segundo momento falou do desejo de Pe. Alberione da divulgação, estudo e aprofundamento espiritual das Sagradas Escrituras como “meio de conhecer e amar Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida”. Por fim, destacou os esforços da Família Paulina, em especial os Padres e Irmãos Paulinos, de aproximar cada vez mais a palavra de Deus com seu povo enfatizando o ser apóstolo paulino nos dias de hoje.

A última plenária do dia foi ministrada pelo pe. Carlos Alberto, spp., com o tema “formação humana e vida paulina”. O formador Paulino enalteceu a formação integral do homem como princípio básico do ser paulino. Utilizando perguntas suscitadoras, procurou explanar a complexidade da pessoa humana “mente, coração e vontade” no discernimento vocacional: “o que farei da minha vida?” – um encontra-se em si – e “Como eu vou saber o que Deus quer de mim?” – um diálogo sincero com o Senhor.

Depois, discorreu as motivações podem direcionar o aspirante descobrir sinceramente sua vocação e aqueles vícios, até inconscientes, que o vocacionado pode cometer neste caminho vocacional, pois “é importante ter dúvida nesse processo de descoberta”. Os vocacionados pontuaram seus desafios pessoais e suas perspectivas diante do exposto sobre o apostolado. Em seguida, encerrou-se agradecendo a presença do sacerdote e sua maneira profunda em ministrar este tema tão importante e após isso todos se prepararam para Santa Missa.

No último dia começou com a celebração de Quarta-feira de Cinzas presidida pelo padre Claudiano dos Santos, provincial dos Paulinos. Em sua homilia destacou a constante luta contra os nossos impulsos maléficos que no tempo quaresmal devem se intensificar, pois “estamos preparando nosso coração para Cruz e Ressureição de Nosso Senhor Jesus (Páscoa)”. O Sacerdote ainda destacou o caminho catequético indicado pelo Evangelho (Mt. 6,1-6.16-18)  que enaltece uma fé de encontro sincero com Deus baseando nos três pilares quaresmais: jejum, oração e caridade.

Após a celebração e imposição das Cinzas os aspirantes se reuniram pessoalmente com Provincial para dialogarem sobre a experiência do estágio vocacional e o que a congregação observou sobre eles. Em seguida, houve o almoço em comemoração pelo ingresso dos novos Seminaristas Paulinos com a investidura do crucifixo e o recebimento do livro Padre Alberione.

Pela tarde ocorreu uma visita aos setores da Faculdade Paulina de Comunicação (FAPCOM) guiada pelo diretor Pe. Iraildo Brito, ssp., explicando a estrutura acadêmica e a missão da instituição “devemos falar de qualquer assunto Cristãmente como reza nosso fundador”. O Sacerdote destacou a diversidade da população acadêmica e formação do pensamento reflexivo “temos um núcleo comum filosófico cujo objetivo é a integral formação dos nossos estudantes”.

Jesus Pastor eterno, enviai bons operários para vossa messe!