Notícias

30/01/2023

Exercícios Espirituais – 2023

Por Por Manoel Gomes, ssp

Entre os dias 23 e 27 de janeiro, os paulinos de todas as comunidades que compõem a província do Brasil estiveram reunidos para o curso de exercícios espirituais, tendo como orientadora a professora doutora Maria Antônia Marques, docente de Sagradas Escrituras. Como em outros anos, os exercícios se deram junto ao Santuário da Mãe e Rainha em Atibaia, interior de São Paulo.

A orientadora escolheu a carta de São Paulo aos Gálatas como texto central para o itinerário de reflexão e proximidade com o Senhor durante os dias de exercícios. Ao longo dos cinco dias, ela foi apresentando vários aspectos histórico-teológicos do Apóstolo Paulo que serviram de inspiração para os momentos de deserto e meditação pessoal. Podemos dizer que o Apóstolo nos foi apresentado de maneira muito vivaz, de modo que pudemos colocar-nos diante dele, fazendo um autoexame de nossas atitudes e de nosso empenho missionário.

Voltamos todos reabastecidos para iniciar o ano apostólico de 2023, iluminados pelas luzes do Espírito, sob a proteção de Maria Rainha dos Apóstolos e impulsionados pelo exemplo de Paulo apóstolo. Que Jesus Mestre nos sustente no anúncio do Evangelho na cultura da comunicação.