Notícias

24/11/2020

Família Paulina: O início do Ano Bíblico no Mundo

Por Pe. Giacomo Perego, ssp

A abertura do Ano Bíblico marca o empenho de toda a Família Paulina presente nas várias nações do mundo. Aqui estão alguns dos eventos que ocorrerão até agora. Indicamos apenas aqueles vinculados ao início do Ano Bíblico, reservando-se o direito de comunicar as demais iniciativas posteriormente. Agradecemos a todos aqueles que compartilharam ideias e propostas, testemunhando um envolvimento apaixonado na corrida pela Palavra, apesar dos tempos complexos ligados à pandemia.

A Comissão Central

O dia 26 de novembro será inaugurado sob a direção das Irmãs Apostolinas, que proporão a celebração das Laudes Matinais lideradas pela Comissão Central, às 8h15. Ligação:https://zoom.us/j/92392513282?pwd=ODBlRTdHdTBrcDJqMVhsTExJSHRVdz09ID da reunião: 923 9251 3282; senha: 423593.

À tarde, junto com o San Paolo Publishing Group, a Comissão Central assegura a direção do “Webinar Bíblico Internacional” que será transmitido de Jerusalém a partir das 15h30 . Será possível acompanhar a transmissão ao vivo tanto em italiano quanto em inglês preenchendo a ficha de inscrição no sitewww.unicalmondo.com. O tema do webinar ( A leitura hebraica das Escrituras ) será explorado pelo Rabino David Rosen de Jerusalém e pelo erudito bíblico Don Francesco Voltaggio da Domus Galilaeae.

Lembramos que a partir do dia 26 de novembro será possível baixar gratuitamente a epub do volume dos Salmos preparado para o Ano Bíblico:https://www.sanpaolostore.it/salmi-pregarli-cantarli-comprenderli-9788892209992.aspx?adb_context=6206

Na África

No Quênia, as Filhas de São Paulo de Nairóbi, em comunhão com a Família Paulina local, organizaram uma manhã de eventos e compromissos via zoom para o sábado, 28 de novembro. Entre os momentos mais significativos da manhã, a reflexão do Padre William Owire, SVD, sobre o tema “A Palavra de Deus na vida da comunidade cristã” e a solene concelebração eucarística presidida  pelo Arcebispo Mons. Hubertus MM van Megen, Núncio Apostólico do Quênia. Graças à direção do Centro de Comunicação Paulinas, todos os agendamentos podem ser acompanhados nos canais abertos a partir das 8h45 do sábado, 28 de novembro.

Existem também várias iniciativas propostas na República Democrática do Congo. No dia 21 de novembro, o P. Patrick Nshole animará uma conferência para todos os membros da Família Paulina para ilustrar o Ano Bíblico. No dia 26 de novembro, ao invés, será celebrada a Missa de abertura, presidida pelo Superior Provincial, P. Jacques Bosewa, às 18 horas .

Na América Latina

No sul do Continente (Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai ) a Família Paulina se prepara para o Ano Bíblico com a Semana Bíblica (de 23 a 29 de novembro), que inclui, entre outros eventos: a apresentação do Ano Bíblico em 23 de novembro; algumas reflexões aprofundadas nos dias 24 e 25 de novembro; a abertura oficial do Ano Bíblico no dia 26 de novembro, oferecendo uma “Leitura da Palavra com Oração” veiculada pelo canal do Youtube TV Paulinos:https://www.youtube.com/channel/UCguPyk2YHRNm0A5q4DyRzdg

No Brasil,  a Família Paulina se reunirá às 18h do dia 26 de novembro, na Paróquia de Santo Inácio, para a abertura solene do Ano. A celebração pode ser acompanhada por alguns canais dedicados ao propósito: padrespaulinos (facebook) e pauluseditora (youtube). Para preparar esta nomeação, a Comissão local preparou um breve vídeo com a mensagem de áudio do Beato Tiago Alberione gravada por ocasião do Ano Bíblico de 1960: https://www.youtube.com/watch?v=XUbl468acZk . A isso é adicionada a mensagem de vídeo da Comissão local: https://www.youtube.com/watch?v=QHaTNiC_5NI . As pastorinhas que moram em Boa Vista, no extremo norte do Brasil (Amazônia), também celebrarão, com a população local, a Missa de abertura no dia 21 de novembro, às 19h30 . Você pode seguir tudo a partir do linkwww.facebook.com/Sagrado-Cora%C3%A7%C3%A3o-de-Jesus-101638544863789

A Família Paulina da Colômbia junta – se ao coro das celebrações, valorizando os esquemas propostos pela Comissão Central e propondo, ao vivo no dia 26 de novembro,  a celebração das Laudes às 7 horas e a solene concelebração eucarística às 17 horas durante a qual serão conferidos os ministérios do leitorado e do acólito. Tudo pode ser acompanhado nas redes sociais @unisanpablo TV e rádio e na @sabpablocol.

Na ásia

Na Índia, a Missa de abertura do Ano Bíblico será celebrada no dia 26 de novembro, às 6h45, na capela da Sociedade de São Paulo em Mumbai. A Eucaristia será presidida pelo Superior Provincial fr. Varghese Gnalian. Para quem desejar, é possível acompanhá-lo no canal dedicado do youtube:https://www.youtube.com/watch?v=-LcGF3R4gGQ&feature=youtu.beA Família Paulina local se preparará para este importante evento com um tríduo de preparação durante o qual as reflexões de fr. Baji Devassia aprofundará o tema da Palavra de Deus na vida, nos ensinamentos e na missão do Beato Tiago Alberione.

Na Europa

Três eventos significativos que a Polônia preparou para o início do Ano Bíblico.

No dia 26 de novembro, às 18h (hora local), será transmitida da capela paulina a Missa de abertura do Ano Bíblico: https://www.youtube.com/user/paulusorgpl Além disso, a partir da primeira segunda-feira de dezembro, todas as primeiras segundas-feiras do mês, será realizado um encontro bíblico formativo na livraria de Czestochowa, acessível no link: https://www.facebook.com/edycja.czestochowa

Sempre no canal https://www.youtube.com/user/paulusorgpl a Vigília de preparação para o Ano Bíblico será transmitida na quarta-feira, 25 de novembro, às 18h00 (hora local) ao vivo e simultaneamente das capelas SSP em Czestochowa, PDDM em Warszawa, FSP em Warszawa e AP em Skierniewice;

No mesmo canal, as Laudes matinais serão transmitidas na quinta-feira, 26 de novembro, às 7h (hora local), diretamente da capela da Casa Provincial do PDDM em Warszawa.

A Família Paulina da Espanha abre o Ano Bíblico no dia 29 de novembro, primeiro domingo do Advento, com a Santa Missa transmitida na página do Facebook do Centro Bíblico. Tudo será precedido por um vídeo introdutório (www.facebook.com/centrobiblico.es/) No dia 26 de novembro será lançado um vídeo sobre a lectio divina segundo o método Verdade, Caminho e Vida. Mas outras iniciativas já estão em andamento: o áudio-gospel diário, a lectio divina semanal, além da preparação de um número especial da revista Biblia viva inteiramente dedicado ao apóstolo Paulo (janeiro de 2021).

Nos Estados Unidos

A abertura do Ano Bíblico será em Canfield OH no dia 26 de novembro, pelas 10h00 , com a Santa Missa transmitida via facebook, no link https://www.facebook.com/NorthAmericaPaulines. A celebração, presidida pelo pe. Matthew Roehrig, inaugura uma série de encontros mensais nos quais os institutos individuais da Família Paulina aprofundarão o tema: Viver as Escrituras. A abertura do Ano Bíblico será retomada no domingo, 29 de novembro , com a presença dos fiéis, durante as missas festivas, com distribuição gratuita de um CD intitulado A Bíblia e a oração, de Fr. Carroll Stuhlmueller.

***

Celebrações, momentos de reflexão e oração que nos fazem sentir em comunhão apesar das distâncias … reunidos numa única Família que afina as vozes num só canto: Para que a Palavra corra (2Ts 3,1) .

Fonte: https://www.paulus.net/index.php?option=com_content&view=article&id=5614:famiglia-paolina-l%E2%80%99inizio-dell%E2%80%99anno-biblico-nel-mondo&catid=209&lang=pt&Itemid=789

, ,