Notícias

25/04/2014

FAPCOM realiza IV Seminário de Filosofia e Cultura

Por Serviço de Animação Vocacional

O tema desta edição é “Filosofia, Tecnologia e Educação: 
diálogos entre o SER e o SABER no mundo contemporâneo

Há quatro anos o Seminário de Filosofia e Cultura contribui com a formação de alunos e com a construção de um diálogo entre a FAPCOM e as instituições de ensino, nas quais os Padres e Irmãos Paulinos atuam.

Com isso, para apresentar oficinas de trabalhos referentes ao tema, estiveram presentes, no primeiro dia do seminário, as instituições: Colégio Caminhar, Santo André/SP, Centro Educacional Sesi 166, Santo André/SP, Colégio Regina Mundi, São Paulo/SP e Colégio Marupiara, São Paulo/SP.

O objetivo desse encontro, com duração de dois dias, 23 e 24 de abril, é orientar estudantes a pensar a tecnologia em contexto filosófico.

Para isso, a troca de experiências entre escolas, faculdade, profissionais da educação, alunos e pesquisadores, tem sido fundamental, apontando caminhos que ajudam os participantes a lidar com problemas/soluções recentemente desencadeados pela inédita experiência de vivermos imersos numa “era da informação”.

Padre Antonio Iraildo, ssp, pró-diretor acadêmico da FAPCOM, recepcionou as escolas convidadas com muito entusiasmo e alegria. “Todos vocês são muito bem-vindos! Sintam-se acolhidos. Nos dias atuais, as pessoas têm sede de palavras que alimentam, e nossos seminários trazem isso. Embora filosofia e comunicação sejam palavras distintas, aqui elas caminham juntas”, ressaltou.

Hoje, a partir das 18h30, o seminário recomeça com o debate: “Do louvor ao espanto digital: a filosofia é necessária para pensar o ciber mundo?”, com os professores Nádia Lebedev e Giovanni Vella. Em seguida, haverá uma palestra sobre “Filosofia, Tecnologia e Responsabilidades”, proferida pelo professor Antônio Romera Valverde, encerrando as atividades do IV Seminário de Filosofia e Cultura da FAPCOM.

Reportagem: Angélica Feliciano
Imagens: Everton Moisés