Blog

21/10/2013

Juventude Paulina- Encontro de formação 2013

Por Felipe Melo, seminarista paulino

Formandos se reúnem no 2º encontro da Juventude Paulina

«Não temam. Eu estou com vocês. Daqui quero iluminar. Vivam em contínua conversão». Este célebre aforismo do Bem-aventurado Pe. Tiago Alberione, presente nas casas de suas Fundações orientou o 2º Encontro da Juventude Paulina – que acontece duas vezes por ano –, ocorrido neste domingo (20 de outubro), na Cidade Regina.

As atividades iniciaram com a celebração da Eucaristia por Pe. José Carlos, ssp, e concelebrada por Pe. Antônio Lúcio, ssp, que conduziu as reflexões ao longo do dia. Terminada a Missa, Pe. Lúcio reuniu-se com os jovens e desenvolveu a primeira parte da reflexão: um breve histórico sobre o nascimento, crescimento e desenvolvimento da Família Paulina.

Outro ponto foram as quatro variações do conhecido aforismo, que, a partir do verbo iluminar, alternam entre: 1. «Vivam em contínua conversão», 2. «Arrependei-vos dos pecados», 3. «Façam penitência», 4. «Tenham dor dos pecados».

Ao fim do primeiro momento de considerações, o almoço foi servido, favorecendo o convívio e o diálogo entre religiosos e formandos. Após, os jovens apresentaram-se com dinâmicas e teatros bem humorados e criativos.

A segunda parte da reflexão retomou o contexto histórico das Fundações, as iniciativas de Pe. Alberione e o modo como a Providência o conduziu durante toda sua vida, formando o que hoje é a Família Paulina, com cinco congregações religiosas, uma união de cooperadores e quatro institutos seculares de vida consagrada. «A maior preocupação de Pe. Alberione sempre foi levar todos a Cristo: “A Família Paulina tem uma só espiritualidade: viver integralmente o Evangelho, seguir o Divino Mestre Caminho, Verdade e Vida. Viver ‘em Cristo’, santificando: a mente, porque ele é a Verdade; a vontade, porque ele é o Caminho; o coração, porque ele é a Vida”».

 

As atividades foram concluídas com a adoração eucarística. Todos os participantes receberam a missão de rezar durante o tempo mínimo de seis meses por um irmão que participou do Encontro, de modo a dar continuidade ao que vivenciaram na ocasião do segundo convívio anual dos jovens formandos. O dia foi marcado pela partilha de experiências, oração, alegria, novas amizades, e principalmente pelo sentimento de participação e pertença ao carisma paulino, legado por Pe. Alberione a todos desta santa e numerosa Família.