Notícias

19/10/2020

Memória do Bem-aventurado Timóteo Giaccardo na Comunidade Padre Bernardo Bósio

Por Pe. Antônio Lúcio, ssp

 

Na manhã do dia 19 de outubro, às 7h, os membros da Comunidade Pe. Bernardo Bósio, em Campinas (SP), reuniram-se na Capela para participarem da Celebração Eucarística da Memória do Bem-aventurado Timóteo Giaccardo, Primeiro Sacerdote Paulino. A presidência foi do Pe. Luiz Miguel e os concelebrantes foram o Pe. Antônio Lúcio e o Pe. Antônio da Silva.

 Nasceu em Narzole (Cúneo, Itália) no dia 13 de junho de 1896; no mesmo dia recebeu o batismo como o nome de José Domingos. Em maio de 1908, encontrou o Bem-aventurado Tiago Alberione, fundador dos Paulinos e da Família Paulina, que, ao reconhecer nele dons de natureza e de graça, encaminhou-o para o Seminário Diocesano de Alba. Sensível às novas necessidades dos tempos e entusiasmado com os novos meios de comunicação, em 1917 transferiu-se para a Pia Sociedade de São Paulo – Paulinos – (Congregação fundada há 3 anos) como mestre dos primeiros jovens vocacionados. Foi ordenado sacerdote no dia 19 de outubro de 1919, em Alba.

  Foi amado, ouvido, seguido, venerado no Instituto e fora dele. Foi o primeiro sacerdote paulino e vigário geral da Família Paulina. Em janeiro de 1926, pelo reconhecido amor ao papa, foi enviado a Roma para iniciar e conduzir a primeira comunidade da congregação.

   Em 1936 voltou a Alba para ser o superior da Casa Mãe dos Paulinos. Colaborador fidelíssimo do Bem-aventurado Tiago Alberione, dedicou-se sem descanso às congregações paulinas, acompanhando-as a profunda vida interior e a seus modernos apostolados. Como jornalista, colaborou em várias publicações e dirigiu 4 periódicos.

 Sua vida é um exemplo atual de como se pode conciliar uma profunda vida espiritual com intensa atividade apostólica. Faleceu no dia 24 de janeiro de 1948, na véspera da Festa da Conversão de São Paulo. Seus restos mortais repousam na cripta do Santuário de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, em Roma, situado na casa por ele fundada. A Família Paulina celebra sua memória no dia 19 de outubro. Foi beatificado por são João Paulo II no dia 22 de outubro de 1989.

Ó Deus, que guiastes com a luz da vossa Palavra e com a força da Eucaristia o Bem-aventurado Timóteo Giaccardo na vida e no apostolado, fazei que, por sua intercessão, na Igreja e no mundo, os meios de comunicação social sejam utilizados para conduzir ao bem, e contribuam eficazmente em todos os lugares para a difusão da mensagem evangélica. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

, , , ,