Notícias

20/05/2019

Missa do Ano Vocacional da Família Paulina no Seminário dos Padres e Irmãos Paulinos

Por Pe. Roni Hernandes, ssp, Animador Vocacional Provincial

Dentro da celebração do Ano Vocacional da Família Paulina, aconteceu no dia 19 de maio, domingo, a Jornada Vocacional e a missa do Ano Vocacional da Família Paulina, com a presença de vários membros da Família Paulina e paroquianos das seguintes paróquias: Nossa Senhora de Nazaré, São João Batista e Santa Maria, Mãe de Deus. O evento começou às 14h, na comunidade das Irmãs Paulinas, Raposo Tavares, km 19, com a Jornada Vocacional. Na caminhada, os jovens cantaram, rezaram o terço fazendo memória do nascimento das congregações religiosas da Família Paulina e, ao mesmo tempo, expressaram a alegria de deixar-se contagiar pela cultura do encontro.

Foi bonito ver os jovens direcionando olhares firmes para a imagem de Maria, Rainha dos Apóstolos, olhares carregados de esperança, de sede e vontade de lutar, e Maria, como mãe, era aquela que acolhia em seu coração os pedidos, as preces, os anseios dos jovens. O tema do Ano Vocacional da Família Paulina “Reaviva o dom de Deus”, e a presença dos formandos e formandas das diversas congregações da Família Paulina, despertaram curiosidades no coração dos jovens paroquianos. Tanto que alguns jovens procuram os religiosos para saber onde esses e essas jovens moram, o que eles e elas fazem, como é a vida no Seminário e na casa das irmãs. Questionamentos como esses demonstram que os jovens estão abertos para uma possível vocação à vida religiosa.

Ao término da Jornada Vocacional, iniciou-se a missa, às 15h30min, no Seminário dos Padres e Irmãos Paulinos, Raposo Tavares, km 18,55, presidida pelo Pe. Benedito Antonio Bueno, ssp, e concelebrada pelos seguintes padres: Luiz Miguel Duarte, ssp, Roni Hernandes, ssp, Zolferino Tonon, ssp, Mauro Sérgio, diocesano. Em sua homilia, Pe. Benedito recordou aos jovens a importância da vivência do amor, não de qualquer amor, mas de um amor que nos leva a doar a nossa própria vida pela causa do evangelho. “Nisso consiste a nossa vocação. Se entre nós não existir amor, não estamos dispostos a viver como cristãos e tão pouco estamos preparados para ser discípulos missionários do Senhor”, acrescentou.

Antes da bênção final, Pe. Roni Hernandes, ssp, animador vocacional dos Paulinos, fez os agradecimentos finais e, em seguida, apresentou as congregações e institutos fundados pelo bem-aventurado Pe. Tiago Alberione: “Padres e Irmãos Paulinos, Irmãs Paulinas, Pias Discípulas do Divino Mestre, Irmãs Pastorinhas, Irmãs Apostolinas, Instituto São Gabriel Arcanjo (Gabrielinos), Instituto Nossa Senhora da Anunciação (Anunciatinas), Instituto Jesus Sacerdote, Instituto Santa Família, Cooperadores Paulinos”, bem como os vocacionados da Família Paulina.

Peçamos a Maria, Rainha dos Apóstolos, e aos bem-aventurados Pe. Tiago Alberione e Timóteo Giaccardo, que nos ajudem a permanecer firmes no seguimento a Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, fazendo nossos os passos do Apóstolo Paulo.